A sujeira e a autoestima … uma triste realidade!
Essa semana um colega me chamou no privado e me disse a seguinte frase:
“ Profe… eu preciso sair desse lugar que estou trabalhando pois nunca vi tanta sujeira e tanta falta de cuidado com praticamente tudo, limpeza, materiais, bem estar do paciente e da equipe! Eu não estudei para isso! Eu não mereço isso!”
E me enviou algumas fotos, e eu fiquei chocado com o que vi!
No primeiro momento meu cuidado e atenção foi com o colega que havia me chamado e disse que ele saísse e fosse buscar um lugar melhor sim!
Mas e …o colega que é o dono da clínica ? Ele pode simplesmente “ ir embora!?
E ai eu quero dividir com vocês uma percepção minha quando encontro situações como essa, com bagunça, sujeira e literalmente riscos múltiplos em profusão por todos os espaços da clínica.
Percebo que aquela é a representação de como está a auto estima pessoal e profissional dessa pessoa… ela meio que está entregue à uma situação de anestesia ético-moral-profissional , meio que desistiu sem saber que já o fez…. está descontente com a profissão, não vê uma luz no fim do túnel…
Por isso é importante que o Gestor Técnico desenvolva um portfolio de habilidades que antes chamávamos de acessórias , mas que hoje se tornam fundamentais para lidar com essa situação de forma mais humanizada e focada em resultados que vão além de um roteiro sanitário preenchido corretamente.
É se importar com o outro…
Ou como se diz há muito tempo….amar ao próximo como a ti mesmo!
Pense nisso!
Sergio Lobato.