ABCZ divulga atualização das avaliações genéticas do PMGZ Corte.

ABCZ divulga atualização das avaliações genéticas do PMGZ Corte.
Resultados dizem respeito ao primeiro trimestre de 2024, abrangendo as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã; avaliações incluem dados de 350 mil genotipagens realizadas pelo programa de melhoramento genético da ABCZ.
A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), por meio do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), divulgou, nesta quarta-feira (7), a atualização das avaliações genéticas do PMGZ Corte – AG 2024-1.

As avaliações, que estão disponíveis para os mais de 2.300 criadores que possuem animais participantes das provas zootécnicas do PMGZ, podem ser acessadas no site da ABCZ, por meio da página de comunicações eletrônicas. A consulta pública de touros também já está no ar, por meio das plataformas eletrônicas da ABCZ.

Vale ressaltar que estas avaliações dizem respeito à seleção corte para as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã, abrangendo dados até outubro de 2023.

“As avaliações, desenvolvidas pela ABCZ em parceria com a Embrapa Gado de Corte, reúnem dados de 17.320.541 animais das raças zebuínas de corte, processadas com a utilização de mais de 21 milhões de fenótipos e características de crescimento, idade ao primeiro parto, stayability, perímetro escrotal ao ano, perímetro escrotal ao sobreano, ultrassonografia de carcaça e de características morfológicas”, explica o Gerente de Provas Zootécnicas da ABCZ, Ismar Carneiro.

​​​​​​​Ainda segundo Ismar, é importante destacar a quantidade de animais que já foram genotipados – já são mais de 350 mil genotipagens realizadas pelo PMGZ, cujos resultados estão incorporados na avaliação divulgada nesta quarta. Desse total, 346.662 animais são da raça Nelore, enquanto 8.746 pertencem à raça Tabapuã.

“Para as demais raças, a ABCZ está investindo na genotipagem gratuita de animais com a expectativa de que, nas próximas avaliações, já tenhamos um banco de dados genotípicos expressivo”, comenta o Superintendente Técnico da associação, Luiz Antonio Josahkian.

​​​​​​​“Para tanto, é imprescindível que os criadores enviem para a ABCZ o material biológico dos animais selecionados, cuja lista também está disponível na página de comunicações eletrônicas”, finaliza.

Fonte: ABCZ.

Dr. Fabio Stevanato

Médico Veterinário, Empresário e Escritor - CEO e Autor ImpulsoVet.