“Ah mas o fiscal não pode pedir isso!” Pode sim baby!
Se temos o país com o maior número de esferas regulatórias fiscalizando a atividade medica veterinária na América Latina, existirão com certeza dezenas de exigências que você como Médico Veterinário deverá atender.
Primeiro problema?
A grande maioria dos médicos veterinários desconhece essa realidade de fiscalização! E são pegos de surpresa com as visitas !
E você sabia que um mesmo fato ou condição como uma mesa ou canil enferrujado , medicamento vencido ou mesmo condições inadequadas de higienização e limpeza da sua clínica podem ser “interpretados” de forma distintas por fiscais de esferas diferentes.
Por exemplo fiscais da VISA vão olhar esses itens citados acima do ponto de vista da qualidade e segurança , do bem estar do paciente e dos riscos de biossegurança…já os fiscais do Procon vão olhar os mesmos itens sob a ótica do Código de Defesa do Consumidor considerando todas essas situações como uma falha na qualidade da prestação de serviço ao consumidor
Ou seja doc….tem que conhecer sim as regras do jogo pois os fiscais podem sim pedir isso..aquilo ou aquilo outro
Existem situações onde se discute a legalidade e a capacidade de análise de algumas esferas em determinadas situações, mas acredite quando eu digo…. nesses casos onde existe essa névoa administrativa a melhor dica que tenho para lhe dar?
Estabeleça um protocolo de ações que te garantam um score alto de itens reaizados que atendam às principais exigências pois assim você estará mais próximo dos padrões pedidos pela maioria dos fiscais!
E que as esferas uniformizem seus treinamentos internos pois é extremamente desgastante ver fiscais que trabalham juntos na mesma sala, pedirem ítens totalmente contraditórios quando fiscalizam o mesmo estabelecimento em oportunidades diferentes.
Pense nisso!
E pára de ser pego de surpresa e de ficar reclamando apenas!
Estude!
Sergio Lobato.