“APESAR DA DOR, É NECESSÁRIO DEIXAR IR”.
Querido tutor, se seu animalzinho está prestes à partir ou ele partiu à algum tempo mas a dor ainda é latente, lembre-se: “ Apesar da dor, é necessário deixar ir”.
Eu sei que a dor desse momento pode ser dilacerante e não compreendida pelas pessoas ao seu redor, mas confie que tudo isso está à serviço algo maior.
Quando eles estão muito doentes e você se depara com os momentos finais com eles, você pode ajudá-los trazendo para o seu coração e para seus olhos a gigantesca energia da
gratidão
por tudo o que viveram juntos. Relembre com eles todos os momentos de felicidade compartilhado com ele e agradeça com um sorriso no rosto, mesmo que venham as lágrimas.
Nesse momento sugiro que se coloque num lugar de humildade e conceda um espaço para a morte caso ele precise ir. Os animais estão conectados ao TODO, fazendo parte da natureza, por tanto, possuem entendimento e recolhimento nesse momento. Eles tem força.
Fale pra o seu animalzinho que apesar da dor e tristeza, você vai dar conta de ficar sem ele. A sua força, e estado de concordância libera os animais mais rápido. Observe o trecho da música da Maria Gadú (Dona Cilá)….” Se queres partir , ir embora….. me olha de onde estiver…que eu vou te mostrar que eu estou pronta”. SIM, mesmo com dor, diga com o seu coração que você está pronta(o)…………
Desde que estejam recebendo cuidados paliativos para não sentirem dor, o sofrimento é humano. Diante da morte, perdemos o controle e nos tornamos vulneráveis. Neste momento o que está no seu controle é apenas o seu comprometimento em cuidar e amar até onde você pode e dá conta.
Se a dor da morte do seu animalzinho ainda reverbera forte em você e não passa com o tempo, ela te mostra que ela já existia em você e com muito acolhimento e amorosidade busque ajuda para curar essa “ferida” que pode estar aí há muito tempo adormecida.
Se você não pôde se despedir do seu amigo, feche os olhos, imagine ele na sua frente e fale mentalmente tudo o que você gostaria de ter dito à ele. Mas não peça desculpas de nada. Você foi o tutor perfeito para ele, eles NUNCA nos julgam. Se livre da culpa e da sensação de incapacidade, caso ela esteja presente.
Se a DOR te trás uma sensação de um mar gelado, fundo e escuro, aquiete seu coração com alguma oração e tenha paciência com o seu processo, em breve verá um feixe de luz…… ele quis te mostrar um caminho diferente com essa dor. Ela está à serviço de algo maior.
Me responda:
– Você já se perguntou qual é o caminho que a dor da perda do seu Pet quis te mostrar?
– Já percebeu que quando os liberamos de coração, eles partem mais rápido?
Mas guarde somente a Gratidãopor ele ter existido na minha vida! Se acolha !!
Um Veterinário Sistêmico pode te ajudar nesse momento.
Ednilse Galego.