O avanço do conhecimento nas diferentes áreas de atuação profissional dos médicos-veterinários tem determinado o surgimento contínuo de especialidades. Buscar por uma especialização tem sido um caminho natural para o profissional que quer se destacar na carreira e desenvolver habilidades específicas.
A titulação de especialista em Medicina Veterinária é diferente da maioria das demais profissões, e é conferida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), por intermédio de entidades que cumprem os requisitos em resolução que trata sobre especialidades veterinárias (Resolução CFMV nº 935/2009).
Não basta ter feito um curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado para se autodeclarar especialista. O profissional que pretende obter o título deve se submeter as provas elaboradas pelas respectivas entidades e apresentar sua requisição de título, que, caso concedido, terá validade de cinco anos.
Desde a habilitação da primeira associação, registrada nos anos 2000, até janeiro de 2021, o CFMV já reconheceu 110 títulos de especialistas no Brasil.
Os médicos-veterinários e zootecnistas que não possuem o título de especialista devidamente registrado no Sistema CFMV/CRMVs estão impedidos de se anunciarem como tal e podem sofrer sanções, além de estarem mais vulneráveis a processos de má prática movidos por proprietários de animais.
Fonte: CRMV SP.