CFMV discute conjunto de ações para valorização de profissionais com equipe do senador Wellington Fagundes.

CFMV discute conjunto de ações para valorização de profissionais com equipe do senador Wellington Fagundes.

Demandas do Conselho Federal de Medicina Veterinária foram apresentadas nesta terça-feira (16) durante encontro da presidente Ana Elisa Almeida com as assessoras parlamentares do senador Wellington Fagundes (MT), Adriana Garcia e Larissa de Mello, que estiveram na sede da autarquia acompanhadas pelo secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso (CRMV-MT), Valney Souza Correa.

Diversas pautas relacionadas às categorias profissionais foram discutidas na reunião com a proposta de contribuir com o fluxo de solicitações no Congresso Nacional. Ana Elisa Almeida solicitou apoio para a tramitação de projetos de lei que tenham como foco a valorização de médicos-veterinários, zootecnistas e a proteção da sociedade. Entre as sugestões está a instituição de um exame nacional de proficiência para que novos profissionais consigam obter registro nos Conselhos Regionais (CRMVs).

A presidente manifestou, ainda, preocupação com assuntos tratados no âmbito do Executivo – como a abertura de cursos de graduação EaD (ensino à distância) para Medicina Veterinária. “A defesa do ensino da Medicina Veterinária é uma das nossas principais bandeiras ao longo dos anos e temos compromisso com a qualidade da formação de novos profissionais. Contamos com o apoio do senador no sentido de nos ajudar nas tratativas com o Ministério da Educação”, ressaltou Ana Elisa Almeida, destacando que enviou ofícios ao Ministério solicitando audiências para tratar do tema.

A quantidade de vagas para médicos-veterinários no Concurso Público Nacional Unificado também esteve em debate. “Ficamos surpresos com a oferta de apenas de seis vagas para zootecnistas e 55 vagas para médicos-veterinários em todo o país, sendo que auditorias do Tribunal de Contas da União apontam para uma defasagem de mais de 1,5 mil profissionais médicos-veterinários apenas em uma área de atuação”, reforçou Ana Elisa Almeida, lembrando que o CFMV acionou o Ministério Público Federal para revisão do conteúdo programático do edital do certame. “O senador tem muito a contribuir e a gente percebe que o CFMV tem muitas pautas que podem e devem ser alinhadas e trabalhadas em conjunto”, completou a presidente.

As assessoras parlamentares Adriana Garcia e Larissa de Mello propuseram um combo de ações conjuntas para dar andamento às demandas do CFMV com a interlocução do senador Wellington Fagundes. O alinhamento prevê uma série de encontros entre representantes do conselho e da assessoria parlamentar. “A partir desta reunião entendemos que há diversos assuntos afins e demandas que podem ter o apoio e a interlocução do senador”, avaliou Adriana Garcia. Também participaram da reunião o secretário–geral José Maria dos Santos Filho, o superintendente executivo Igor Andrade, o gerente técnico Fernando Zacchi, o gerente jurídico Cyrlston Martins Valentino, e o assessor jurídico Thiago Mattos da Silva.

Fonte: CFMV.

Dr. Fabio Stevanato

Médico Veterinário, Empresário e Escritor - CEO e Autor ImpulsoVet.