Como impulsionar a fertilização in vitro na bovinocultura?

Como impulsionar a fertilização in vitro na bovinocultura?

A fertilização in vitro é considerada um dos projetos mais procurados justamente pela busca de melhoria genética por parte de empreendedores.

2 min de leitura · 10/01/2023 · Atualizado em 10/01/2023

Em Minas Gerais, a parceria do Sebrae com a assistência técnica e gerencial do Senar vem reduzindo custos de fertilização in vitro em vacas leiteiras.

Essa redução de custos acontece devido a descontos na fertilização do rebanho e, como resultado, os empreendedores encontraram melhorias genéticas nos animais, além da alta produtividade.

Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil, com destaque para a produção de queijo, doces e outros derivados. E, para fortalecer ainda mais essas atividades que envolvem tantos empreendedores, o Sebrae e o Senar disponibilizam iniciativas e capacitações para auxílio desses pecuaristas.

Para gerir um negócio e impulsionar vendas, é necessária uma assistência técnica, um planejamento e acompanhamento diário do seu negócio. O empreendedor deve saber como anda o caixa do empreendimento, como vai o estoque de materiais e quais serão os próximos investimentos para aumentar a produção.

Com todo o planejamento citado acima em dia, até mesmo a qualidade do alimento ofertado para os animais melhora.

E, com ganhos na saúde e o bem-estar dos bovinos do seu negócio resultam em mais produtividade.

Então, como manter os animais em produção saudáveis?

  1. Troca da ração por uma de melhor qualidade;
  2. Troca de capim por um de maior qualidade;
  3. Uso de silagem produzida no próprio sítio/negócio;
  4. Melhoramento genético dos animais.

Em poucas palavras, o processo de fertilização in vitro começa alguns meses antes da transferência de embriões. Os animais, então, passam por vacinação reprodutiva e suplementação nutricional até chegarem na etapa de protocolo hormonal para a realização da inovulação.

Portanto, os empreendedores com negócios no campo devem enxergar essas tendências e novas tecnologias de produção como impulsos para um avanço de vendas e até no dia a dia de produção.

Com a fertilização in vitro, técnicos de campo e produtores podem planejar seus negócios com novas expectativas e opções para capacitação e melhoramento contínuo.

Saiba mais:

Fertilização in vitro (FIV) em vacas leiteiras- Sebrae.

Consultorias Sebraetec para o Agronegócio.

Fonte: SEBRAE.

Dr. Fabio Stevanato

Médico Veterinário, Empresário e Escritor - CEO e Autor ImpulsoVet.