Conheça o Shih Tzu – atualize seus conhecimentos!

Conheça o Shih Tzu – atualize seus conhecimentos!

 

Conheça o Shih Tzu – atualize seus conhecimentos!

O IPFD publicou “Get a GRIHP! em Shih Tzu” como um exame aprofundado da saúde e bem-estar desta raça.

O Shih Tzu originou-se no Tibete, onde existe há séculos. A raça é uma das mais antigas do mundo e, portanto, tem estreita relação genética com os lobos. Você nunca acreditaria, não é mesmo?

“Os Shih Tzus são excelentes cães de companhia e família de pequeno porte. Os cães são amigáveis, positivos e animados. Eles são adaptáveis e se dão bem com outros cães. A raça muitas vezes atinge uma idade avançada.” 

Os riscos à saúde mais importantes na raça são causados pela conformação braquicefálica e condrodisplásica (membros curtos). Traços braquicefálicos típicos podem causar problemas oculares, dentários e respiratórios (BOAS). Os Clubes de Canis Nórdicos estão listando a raça nas Instruções Específicas da Raça (BSI). 2 As áreas de risco são listadas:

  • Respiração: Problemas causados por uma cabeça muito pequena que limita o espaço das cavidades respiratórias superiores, focinho muito curto e/ou narinas apertadas. Leituras padrão; “Focinheira: Comprimento cerca de 2,5 cm da ponta à parada.” *
  • Olhos: Olhos salientes que dispõem de lesões.
  • Boca: Mandíbula inferior estreita e dentição pobre.

O documento orienta a procurar uma respiração saudável e corrigir as proporções da cabeça, olhos, mandíbulas e dentes.

A condrodisplasia (CDPA – um retrogene no cromossomo 18) pode estar associada à conformação excessivamente curva do membro, causando valgo carpal, rotação do membro anterior, incongruência do cotovelo e subluxação lateral da cabeça radial. Essas deformidades podem causar claudicação e desconforto nos cães afetados.

Alguns Shih Tzus são condrodistróficos (CDDY – um retrogene no cromossomo 12). A frequência do alelo CDDY na raça (material UC Davis3) é de 0,25. Isso significa que 25% dos alelos da população estudada eram CDDY e 75% eram normais. Este é um alelo de risco para a Doença do Disco Intervertebral (DDIV).

De acordo com as estatísticas suecas de seguros, a área problemática mais comum para a qual os cuidados veterinários são procurados são os olhos: úlceras de córnea, inflamação da córnea e escleral. 1 Outras condições de saúde importantes, mencionadas por organizações de reprodução em todo o mundo incluem:

  • catarata hereditária, distichíase, macrobléfaro e entrópio,
  • Ortopedia – luxação da patela, doença de Legg-Perthes e displasia do quadril,
  • displasia renal,
  • Doença Cardíaca, bem como
  • Alergias e problemas de pele.

Os veterinários devem aconselhar os clientes e futuros proprietários que a conformação braquicefálica e o pequeno tamanho significam que o atendimento odontológico regular é importante. Alguns cães podem ter membros excessivamente curvos, o que causa dor e desconforto e requer medicação. Shih Tzus também exigem limpeza regular e extensa.

Para evitar problemas de saúde, os cães usados para reprodução devem ter pernas retas, focinho suficientemente longo (a linha divisória entre o focinho e o crânio) e narinas abertas. Se possível, a variante do gene CDDY deve ser evitada. “Recomenda-se que raças com uma frequência alélica na faixa de >0,25, <0,5) selecionem essa mutação ao longo de várias gerações e acasale cães com CDDY com duas cópias do alelo normal para reduzir a frequência alélica sem um efeito dramático na diversidade de raças.” 

Health strategies from various countries recommend or require screening to keep watch on conditions of interest:

Referências

    1. Obtenha um GRIHP no Shih Tzu – https://dogwellnet.com/content/health-and-breeding/breeds/breed-specific-health-reports/get-a-grihp-on-the-shih-tzu-r811/
    2. Instruções específicas da raça nórdica – https://www.nkk.no/getfile.php/133181-1477564079/Dokumenter/RAS-dokument/BSI-BreedSpecificInstructions.pdf
    3. UC Davis Veterinary Genetics Laboratory: Gerenciando a Genética da Condrodistrofia (CDDY) – https://vgl.ucdavis.edu/news/managing-genetics-chondrodystrophy

A International Partnership for Dogs (IPFD) é uma organização sem fins lucrativos que trabalha pela saúde, bem-estar e bem-estar dos cães. Este artigo foi preparado por sua Coordenadora de Negócios e Projetos, Katariina Mäki, PhD (Anim Sc).

Fonte : WSAVA.

Dr. Fabio Stevanato

Médico Veterinário, Empresário e Escritor - CEO e Autor ImpulsoVet.