Confira nesse artigo a curva de crescimento dos cães e saiba como ter uma melhor noção do tamanho que um cão filhote terá ao atingir a vida adulta.
Uma das maiores dúvidas dos tutores ao comprar ou adotar um filhote de cão é o tamanho que esse pet atingirá na vida adulta. Cães apresentam uma variedade de porte que resulta em muita curiosidade e especificidades.
Os cães apresentam curvas de crescimento diferentes devido às variações de porte na espécie. Podem ser de porte miniatura, raças pequenas, raças médias, raças grandes e raças gigantes, havendo diferenças entre a própria raça, como por exemplo no caso dos cães da raça pinscher que são classificados como 0, 1, 2 e miniatura.
Além da diferença na curva de crescimento entre as raças, também podemos notar curvas de crescimento diferentes entre machos e fêmeas da mesma raça. Isso se deve principalmente na diferença de ganho de peso ao longo do crescimento.
Cães de raças pequenas e médias atingem o peso adulto com aproximadamente 9 a 10 meses de idade, enquanto os cães de raças grandes vão atingir o peso adulto entre os 11 e 15 meses. Embora haja essa diferença entre as raças, os cães em geral possuem maior crescimento entre os 3 e 6 meses de idade. Abaixo há um gráfico mostrando algumas curvas de crescimento entre diferentes raças:
Fonte: Case et al. 2011
Além dessas particularidades no desenvolvimento das raças e do porte, os cães de raças grandes possuem um tempo de crescimento mais longo do que os cães de raças menores, o que demanda maior necessidade energética e nutricional. Por isso é importante manter cães de raças grandes e gigantes em uma alimentação para cães filhotes até completarem 18 meses, enquanto para cães de raças pequenas e médias a alimentação de filhote deve ser oferecida até os 12 meses.
O aporte nutricional desse filhote de raça grande deve ser realizado com bastante cautela, pois o excesso de nutrientes como o mineral cálcio é responsável por atrapalhar o desenvolvimento, provocando doenças osteoarticulares e más formações.
Um médico-veterinário consegue na consulta do filhote em crescimento monitorar a curva de crescimento seguindo uma famosa tabela do Instituto WALTHAMTM, que mensura e acompanha o ganho de peso através dos meses. Avaliar esse gráfico do pet ajuda a determinar se o filhote está obtendo um crescimento esperado, além de diagnosticar problemas como o sobrepeso, obesidade e problemas articulares. Abaixo temos um modelo da ficha de acompanhamento da curva de crescimento:
Fonte: https://www.waltham.com/resources/puppy-growth-charts
Desta forma, sabendo que há várias curvas de crescimento entre as raças e que estas seguem um padrão, podemos oferecer o melhor aporte nutricional e favorecer o ganho de peso adequado, garantindo um crescimento saudável para os filhotes de cães.