Equinos atletas: segredos para o manejo adequado.
Cavalos atletas precisam de cuidados redobrados para garantir uma boa performance esportiva.
Os cavalos atletas precisam de cuidados especiais para a manutenção da performance, por isso é importante conhecer suas características fisiológicas e comportamentais, a fim de respeitar os limites naturais da espécie e evitar erros de manejo. Continue lendo o texto para entender mais sobre!
A alimentação de cavalos atletas
Na natureza, os cavalos passam cerca de 12 a 14 horas diárias pastejando, ou seja, consomem várias porções de alimento ao longo do dia.
Por isso, no caso de animais atletas criados em baias, o ideal é fornecer pequenas porções, com intervalo de 2 horas, intercalando entre ração, feno e/ou capim.
O intervalo entre o fornecimento de alimento concentrado e volumoso é importante para melhorar a digestão e a absorção dos nutrientes, devido a variação no tempo de passagem dos alimentos nos diferentes compartimentos do trato digestivo dos equinos e, desta forma, evitar a perda de nutrientes nas fezes e também, cólicas intestinais.
Outro ponto importante é o fornecimento de água limpa, fresca e à vontade, pois a baixa ingestão hídrica é prejudicial para o desempenho e saúde do cavalo. O consumo varia de 2 a 3 litros de água para cada kg de matéria seca consumida, e as exigências variam de acordo com o exercício praticado, sendo maior para animais que praticam exercícios longos e intensos.
Como deve ser feito o manejo de equinos?
O fornecimento energético é uma das bases para uma boa performance esportiva. No entanto, a quantidade de energia exigida pelo metabolismo é variável, dependendo principalmente da intensidade e quantidade de esforço físico ao qual o cavalo é submetido diariamente.
Em casos de alta necessidade de energia, os cavalos devem receber alimento concentrado (rações energéticas), entretanto, o percentual de concentrado não deverá ultrapassar 50% da dieta, a fim de prevenir o risco de cólicas intestinais.
Umas das principais vantagens dos alimentos altamente energéticos é que eles podem ser oferecidos em menor quantidade, sobrando mais espaço para o fornecimento de volumoso, evitando assim sérios problemas gástricos e intestinais.
Para cavalos atletas, além da preocupação em atender as demandas de energia, é válido ressaltar a importância do fornecimento de volumoso de qualidade, para garantir a manutenção da saúde do trato gastrointestinal, e claro, o fornecimento adequado de macro e micronutrientes.
A presença de vitaminas e minerais em proporções ideais na dieta é fundamental para auxiliar no aproveitamento de energia e nutrientes dos alimentos, bem como contribuir para a manutenção da saúde dos tendões, articulações, cascos, do sistema cardiorrespiratório, além de melhorar e agilizar a recuperação da musculatura.
Agora que você já sabe alguns dos segredos para o manejo adequado dos equinos atletas. Procure orientação com um nutricionista animal, seja ele médico-veterinário ou zootecnista, para fornecer alimentação e suplementação adequadas às demandas do seu cavalo.
Fonte: Organnact.