O início do ano pode ser uma época estratégica para impulsionar as vendas e atrair novos clientes. Para te ajudar, trouxemos 10 dicas que você poderá aplicar em sua loja.

Normalmente, as lojas se preparam para as festas de final de ano, ampliando seus estoques e o portfólio de produtos. Por conta disso, a mercadoria que não foi vendida acaba sobrando, ou surge a necessidade de girar o estoque para abrir espaço para as novidades que chegarão no início do ano. Pensando nisso, algumas estratégias podem ser utilizadas para acelerar as vendas, além de atrair mais clientes para o ano que está começando.

1- Promoções especiais: ofereça descontos, pacotes promocionais ou monte combos para impulsionar as compras e atrair a atenção de clientes em potencial. Essas estratégias podem aproximar clientes em busca de boas oportunidades após vários gastos com as festas de final de ano, além de incentivar as pessoas a experimentarem os produtos e serviços que você oferece. E uma dica infalível: faça isso por tempo limitado.

2- Eventos: organize eventos que atraiam pessoas até sua loja. Faça parcerias com empresas e convide-as a estarem presentes, distribuindo amostras e brindes, além de colocar stands para chamar mais atenção.

3- Anúncios Locais: considere a utilização de anúncios em mídias, como jornais regionais, rádios locais ou outdoors, para aumentar a visibilidade da sua empresa na região e atrair mais clientes. Lembre-se, quem não é visto não é lembrado.

4- Marketing Digital: Reforce sua presença online com estratégias de marketing digital. Utilize redes sociais, e-mail marketing e anúncios online para destacar suas ofertas, compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos e criar campanhas específicas para a temporada. Se não tiver experiência com isso, existem agências que prestam esses serviços.

5- Programas de Fidelidade: crie programas de fidelidade ou recompensas para incentivar os seus clientes a retornarem, além de atrair novos clientes. Descontos futuros, brindes ou pontos de fidelidade são grandes atrativos.

6- Programas de Indicação: esses programas tendem a trazer ótimos resultados. A sistemática é simples, consistindo em reconhecer os clientes que indicarem novos clientes, sendo com brindes ou descontos na próxima compra. O importante é que o boca a boca continue sendo uma poderosa ferramenta de indicação do seu negócio.

7- Kits e Pacotes Especiais: crie pacotes especiais ou kits de produtos/serviços que ofereçam uma proposta de valor única. Essa abordagem pode incentivar compras adicionais. Uma ideia é vender itens que se complementam.

8- Lançamento de Novos Produtos: Se você tiver novos produtos ou serviços chegando na loja, aproveite o período para lançá-los. Use estratégias de marketing para gerar entusiasmo e antecipação, além de complementar com vendas online.

9- Frete Grátis ou Descontos em Frete: Ofereça frete grátis ou descontos especiais na entrega para incentivar compras online. Isso pode ser um fator decisivo para os clientes durante o processo de compra.

10- Avaliações: solicite feedbacks e avaliações dos clientes e destaque as respostas positivas em seus materiais de marketing. Muitas pessoas, antes de optarem por um estabelecimento, procuram informações sobre o local. Receber boas avaliações pode construir confiança e influenciar a decisão de compra. Mas não se esqueça, essas avaliações devem refletir a realidade da sua loja.

Esperamos que essas dicas o auxiliem a potencializar as suas vendas e ampliar sua lucratividade durante todo o ano.

Kelly Maiara Lopes Carreiro.