Jurados da AQHA destacam qualidade técnica nas competições da ABQM.
Dois juízes americanos participaram do julgamento de provas do 44º Potro do Futuro, 16ª Copa dos Campeões e 9º Derby do Quarto de Milha, em Araçatuba (SP).
As disputas do 44º Potro do Futuro, 16ª Copa dos Campeões e 9º Derby do Quarto de Milha terminaram no último domingo (22), no Recinto Clibas de Almeida Prado, e fecharam o calendário anual de provas oficiais da ABQM, em Araçatuba (SP).
Os jurados americanos da AQHA, Wayne Halvorson e Allen Mitchels, participaram do julgamento de provas das modalidades de Rédeas, Apartação, Laço, Working Cow Horse e Conformação, junto com cerca de 30 jurados oficiais da ABQM e destacaram a qualidade técnica das competições.
“Já estive duas vezes no Brasil para julgar provas da ABQM. Tenho percebido muitas mudanças, desde a primeira vez que estive aqui. A qualidade técnica das provas de trabalho está melhor. O Brasil está com um nível cada vez melhor das competições da raça. O Quarto de Milha é um esporte para toda a família”, afirma Wayne Halvorson, que é ex-presidente do Comitê de Cavaleiros Profissionais da AQHA e atual membro do Comitê de Juízes da entidade norte-americana.
Para o jurado All Around e um dos maiores nomes da Conformação no mundo, o Brasil tem tido cada vez mais protagonismo nas competições do Quarto de Milha.
“As pessoas querem ir aos EUA para ver os nossos shows e conhecer os principais criatórios da raça. Mas, o Brasil já tem cavalos Quarto de Milha tão bons quanto os nossos. É muito importante esse intercâmbio entre a AQHA e a ABQM para que os competidores saibam disso. Essa parceria é fundamental também para trocarmos conhecimentos, atualização do regramento das provas, e na preparação dos jurados e padronização. Estamos continuamente nos aprimorando”, ressalta.
Já Allen Mitchels, uma das maiores referências mundiais de Rédeas, ex-presidente da NRHA e da NSBA, e atualmente do Comitê de juízes da AQHA, reiterou que o nível das provas brasileiras está muito equilibrado com os shows mundiais.
“A última vez que vim julgar no Brasil foi em 2018. Fiquei muito feliz pelos avanços que presenciei agora. Antes de chegar em Araçatuba, estava no Congresso Americano do Quarto de Milha, em Ohio, nos EUA, e ao chegar aqui para julgar as provas da ABQM, foi como se continuasse lá, pelo alto nível dos jurados, uniformidade e técnica apurada nas provas”, afirmou.
O americano também destacou o trabalho realizado pelo Comitê de Jurados da ABQM com o programa de qualificação e reciclagem. “Não poderia deixar de parabenizar a Fernanda (coordenadora do Comitê de Jurados Oficiais da ABQM), pelo excelente trabalho. O programa que ela desenvolveu de qualificação e reciclagem está alinhado com o que temos feito nos EUA. A prova disso é o alto nível das competições que vimos nas pistas de Araçatuba. Espero encontrar no Mundial da AQHA, o mesmo nível de juízes da ABQM e com a mesma disposição, comprometimento e qualidade técnica”, avaliou.
Balanço Final
Com 11.288 inscrições, 1.842 competidores, 3.287 animais e premiação total recorde de R$ 5.103.971,86, as últimas competições oficiais do calendário 2023 da ABQM, em Araçatuba (SP), também marcam o fim da atual gestão.
“É com grande satisfação que encerramos o 44º Potro do Futuro, a 16ª Copa dos Campeões e o 9º Derby da raça Quarto de Milha, que marcam não apenas o fim de uma emocionante temporada, em Araçatuba (SP), com quebra de todos os recordes das provas oficiais, mas também o último evento de nossa atual gestão na ABQM. Nos últimos quatro anos, nosso compromisso foi claro: fomentar e fortalecer os esportes equestres da raça, proporcionando a todos os competidores quartistas a oportunidade de crescer dentro e fora das pistas”, destacou Caco Auricchio.
O presidente da ABQM reiterou que foram destinados mais de R$ 40 milhões em premiação, no período de 2019-2023, às competições oficiais da raça, valorizando o esforço e dedicação dos atletas e criadores, garantindo a saúde financeira da entidade e um Stud Book eficiente, com uma série de avanços em todas as áreas, mas prioritariamente nas pistas.
“Esse é um legado que nos enche de orgulho, afinal a paixão pelo cavalo e pela raça Quarto de Milha é o que nos move e nos trouxe até aqui. Desde já, desejamos à futura Diretoria muito sucesso frente aos desafios. À toda família quartista, competidores, criadores, proprietários e amantes da raça, nosso mais sincero agradecimento. Foi uma jornada incrível. Juntos, continuaremos a escrever a história da raça mais versátil do mundo no Brasil. Muito obrigado a todos e que Deus continue iluminando os nossos caminhos. Forte abraço”, concluiu o presidente.
Fonte: Portal ABQM.