LinkedIn é hoje a maior rede social corporativa do mundo, com mais de 740 milhões de usuários, sendo 50 milhões no Brasil. A rede possui uma média de 100 mil novos perfis criados por semana. Se você ainda não possui um perfil, esse é o momento.
Muito mais que conseguir emprego, o LinkedIn te proporciona network e a possibilidade de promover a sua imagem, apresentar o seu trabalho para outros profissionais, empresas e até clientes.
Abaixo separamos 5 dicas para que médicos-veterinários se destaquem na rede:
Muito mais que conseguir emprego, o LinkedIn te proporciona network e a possibilidade de promover a sua imagem, apresentar o seu trabalho para outros profissionais, empresas e até clientes.
Abaixo separamos 5 dicas para que médicos-veterinários se destaquem na rede:
1- Mantenha o perfil atualizado
Comece pela sua foto de perfil. Como essa é uma rede social diferente das outras, as fotos que você usa no Instagram, WhatsApp, Twitter ou no Facebook não são adequadas para o seu perfil no LinkedIn. Escolha uma foto que tenha uma aparência profissional. Pense em qual impressão você passará para as pessoas que avaliarão o seu perfil e coloque uma foto com jaleco e/ou camisa, que mostre um profissional de excelência.
Participou de algum congresso, treinamento, evento ou fez algum curso? Inclua no seu perfil! Isso mostra que você é um profissional que está sempre se atualizando e pronto para o mercado de trabalho. Se possível, poste fotos dos eventos que participou e marque outros usuários da rede. Isso agregará valor ao seu perfil.
2- Produza conteúdos
Uma forma de se firmar enquanto autoridade em uma área de atuação é produzir conteúdo relevante para seus contatos.
Escolha assuntos atuais do mercado, que você possui conhecimento e que suas conexões possam gostar. Faça um cronograma de publicações, gere conversas e faça questionamentos. Uma dica, é se manter atualizado com as datas comemorativas do mercado pet, e partir delas, crie publicações.
Lembre- se de não compartilhar informações de fontes duvidosas, só compartilhe notícias e informações de sites confiáveis e que são autoridades no assunto.
3- Defina seu título profissional
Abaixo do nome deve vir uma das principais informações disponibilizadas no perfil: o seu título profissional. Para não errar na hora de se descrever, inclua a sua formação e atuação profissional. Por exemplo:
- Médico-Veterinário Especializado em Animais de Pequeno Porte na Clínica X;
- Médico-Veterinário Especialista em Nutrição Animal
4- Solicite recomendações
As recomendações que suas conexões enviam sobre você são extremamente valiosas.
Caso você não tenha recebido nenhuma até o momento, uma ótima alternativa é começar escrevendo recomendações para pessoas que você tenha trabalhado ou atendido. Ao criar recomendações sem pedir nada em troca, as pessoas se sentirão mais abertas para retribuir a ação.
Se isso não adiantar, nada impede que você solicite formalmente para alguns conhecidos, pessoas que estudaram com você ou colegas de trabalho para que eles escrevam recomendações em seu perfil.
5- Siga empresas e interaja
Além de adicionar profissionais que admira e que façam parte do seu ciclo profissional, interaja e participe de discussões construtivas sobre temas que você conheça e que despertem o seu interesse.
Esse tipo de conversa te auxiliará a ganhar visibilidade, além de ajudá-lo a se posicionar perante outros profissionais da área.
Outra dica para ficar atualizado no que acontece no mercado é seguir o perfil de empresas que sejam referência em seu segmento, se você se interessa no segmento petfood, por exemplo, siga o perfil da Special Dog Company.
Esteja sempre antenado, compartilhe conteúdos pertinentes, seja engajado e desfrute dos benefícios dessa rede social. Lembre-se que o LinkedIn funciona como uma vitrine para futuras oportunidades de trabalho.