Marília se torna sede do CRMV-SP por dois dias e encontro reúne profissionais no Sun Valley.
Durante dois dias Marília se tornou a sede do CRMV–SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária) de São Paulo. Diretoria e representantes do conselho estiveram na cidade onde cumpriram agenda com o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além de visita à reitoria da Unimar e hospitais veterinários. Ontem no Sun Valley foi realizado o ‘CRMV-SP Escuta’, evento que reuniu centenas de profissionais para debater questões importantes para medicina veterinária e zootecnia.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Cícero do Ceasa, e do presidente da Câmara de Marília,
Marcos Rezende, que entregou ao presidente do CRMV–SP, Odemilson Mossero, o título de visitante ilustre. Odemilson Mossero destacou a alegria de toda diretoria do CRMV-SP pela receptividade obtida em Marília.
“Estamos muito satisfeitos com o acolhimento que tivemos em Marília e região dos colegas, da universidade, da classe política e deixo um abraço ao dr. Fábio Manhoso e a dra. Elma Polegato pelo excelente trabalho que tem feito junto ao conselho em Marília”, disse.
O presidente do CRMV-SP explicou que a atual diretoria está intensificando o “CRMV Escuta”, uma iniciativa adotada em gestões anteriores e que vem para aproximar o conselho das causas da medicina veterinária e da zootecnia, tratando temas importantes na visão dos profissionais da cidade.
“Cada região tem suas particularidades, em algumas predomina o agronegócio, outras as indústrias, outra o setor pet. E os próprios profissionais são a melhor fonte de informação para que a gente
possa oferecer o melhor trabalho e atender às necessidades deles. Todas as questões apresentadas são colocadas no ‘Rol das Dúvidas’ no site do CRMV para assim facilitar o acesso à informação a outros profissionais”, disse Odemilson Mossero. Os encontros do “CRMV Escuta” são realizados periodicamente em diferentes cidades do estado de São Paulo. Participam os membros das Comissões de Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo, Fiscalização, Representantes Regionais e Políticas Públicas, além dos coordenadores Jurídico e Técnico Médico-veterinário do CRMV-SP.
O professor Fábio Manhoso, vice-presidente do CRMV-SP e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, afirma que a nova gestão do conselho está instituindo uma administração
integradora e itinerante.
“O projeto “CRMV Escuta” visa levar o conselho ao interior do Estado de São Paulo para que a gente possa estar ouvindo os colegas, ouvindo seus clamores, suas necessidades, colhendo sugestões e buscando juntos decisões que possam contribuir para o fortalecimento da profissão”, disse. Fábio Manhoso destaca
a importância da descentralização do conselho no sentido de caracterizar as regiões, cada uma com suas particularidades, e com isso fazer um diagnóstico, traçar metas e ações para o fortalecimento da medicina veterinária e da zootecnia. O evento já foi realizado em sete municípios e Marília retoma a agenda após o período eleitoral. “Durante esses dois dias a diretoria do conselho faz um trabalho intensivo político no sentido de apresentar o conselho às autoridades constituídas, seja no legislativo, executivo e judiciário,
oferecendo o conselho como órgão assessor nas demandas que envolvam a causa animal, saúde pública veterinária e saúde ambiental que podemos caracterizar como saúde única”, disse.
Na segunda feira a diretoria do CRMV-SP foi recebida no gabinete do vice-prefeito Cícero do Ceasa e também pelo presidente da Câmara, Marcos Rezende oferecendo a colaboração nessas demandas.
Integrantes da diretoria visitaram ainda o Ministério Público Estadual e foram recebidos pelo procurador do Meio Ambiente José Alfredo de Araújo Sant’ana. Visitaram estabelecimentos veterinários, hospitais veterinários do município e encerraram com visita a reitoria da Unimar, onde foram recebidos pela vice-reitora, professora Regina Losasso Serva e pela pró-reitora Fernanda Mesquita Serva.
As visitas contaram com o presidente do CRMV-SP, Odemilson Mossero, Fábio Manhoso, Elma Polegato, representante regional do CRMV-SP e Raphael Hamaoui, que é conselheiro e presidente da comissão de políticas públicas do CRMV-SP.
Ontem pela manhã o presidente do conselho falou aos alunos do curso de Medicina Veterinária da Unimar
em seguida foi realizada a sessão ordinária do CRMV-SP. Na sessão plenária foi aprovada por unanimidade a resolução que cria o sistema de certificação dos cursos de medicina veterinária no Estado de São Paulo. Trata-se de uma ação da Comissão de Educação do CRMV-SP no sentido de oferecer aos cursos de medicina veterinária mais um quesito para valorização do curso buscando aprimoramento maior com essa certificação.
“Estamos iniciando esse projeto de certificação de cursos, que vamos analisar e construir os índices de avaliação, formatar um primeiro edital para num futuro próximo lançar o primeiro ciclo para os cursos que queiram participar desse processo de certificação”, disse Fábio Manhoso.
A sessão plenária contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unimar, professora Fernanda Mesquita Serva que fez o acolhimento em nome da mantenedora e do reitor Márcio Mesquita Serva a todos da diretoria do CRMV-SP. “Essa atividade do conselho prestigiando o município de Marília e a Unimar, encerra as comemorações dos 35 anos do curso de medicina veterinária”, afirmou
Fábio Manhoso.
Fonte: Jornal da Manhã (Marilia – SP 23/11/2022).