‘Nekonomics’: o poder dos gatos na economia japonesa.
Para chegar a esses treze dígitos, a pesquisa levou em conta gastos com alimentação, produtos essenciais e cuidados veterinários, além de empreendimentos gerados pela paixão japonesa por felinos. Mesmo quem não tem animal de estimação em casa costuma frequentar cafeterias temáticas e pontos turísticos, como as ilhas conhecidas pela alta concentração de felinos, só para fotografar e tocar nos bichanos.
No Japão, a onomatopeia para o miado é “nyan nyan nyan”, que se parece com o som de “ni” (dois em japonês). A partir do jogo de palavras e por sugestão da indústria de ração, em 1987 ficou estabelecido que 22 de fevereiro seria o Dia do Gato, criando assim mais um motivo para inflar a ‘nekonomics’.
Para muitos japoneses, ignorar o olhar penetrante dos gatos e o seu ronronar é tão difícil quanto resistir aos inúmeros itens dotados de fofura com que a indústria de felinos costuma abastecer as prateleiras nessa época do ano.
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- Author,Fátima Kamata
- Role,De Tóquio (Japão) para a BBC News Brasil
Fonte: BBC NEWS Brasil.