Paratletas são isentos do pagamento da anuidade da ABQM.
66 competidores já são beneficiados pela iniciativa
“A ABQM está sempre preocupada em atrair e manter os praticantes dos esportes equestres. E para isso desenvolveu iniciativas como a isenção da anuidade para competidores paratletas, o principal objetivo é incentivar a participação deles nos eventos oficiais e oficializados para que sejam pontuados, além de motivar novos competidores”, disse Henrique Campana, gerente de esportes ABQM
Para se enquadrar como paratleta, o competidor precisa passar por uma avaliação técnica realizada pela Dra. Gabriele Walter, habilitada pela ABQM e pela Federação Equestre Internacional – FEI, além de certificada pela Associação Terapêutica Internacional de Horsemanship. Após a consulta, eles são definidos entre cinco handicaps, que vão de zero (participantes com maior grau de limitações) até quatro (participantes com menor grau de limitações).
A análise profissional deve constatar danos permanentes irreparáveis que limitem física e/ou sensorialmente o competidor. Também é necessário um formulário de equipamentos de adaptação aceitável e um formulário de habilidade equestre indicando o handicap do competidor e o equipamento adaptativo aceitável que for necessário. Após isto, o competidor estará apto a competir em eventos oficiais e oficializados.
Os competidores paratletas participam, por enquanto, apenas da modalidade de três tambores. Em 2020, quando a isenção foi aplicada pela primeira vez, eram apenas 20 paratletas associados. Para este ano, o crescimento ultrapassa os 200%, chegando a 66 membros e a expectativa é por mais.
“Esse é um benefício para competidores de todo o Brasil e temos um potencial de crescimento enorme. Cada vez mais queremos contar com a participação de paratletas nos eventos oficiais e oficializados da raça Quarto de Milha”, reforçou Campana.
Fonte: Portal ABQM.