Parte da família: relação entre pessoas e seus animais de estimação aquece o mercado Pet.

Parte da família: relação entre pessoas e seus animais de estimação aquece o mercado Pet.

Os animais de estimação se tornaram parte essencial da vida de muitas pessoas, e essa relação especial entre humanos e animais tem crescido nos últimos anos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há atualmente mais lares com animais de estimação do que com filhos no Brasil. Essa nova configuração de família reflete a importância que os pets têm na vida das pessoas. Com essa estreita relação, o mercado Pet tem se expandido consideravelmente, oferecendo cada vez mais produtos e serviços para atender às necessidades dos pets.

Em 2023 a estimativa de crescimento no setor Pet para cães e gatos é de 15,8% e 15% em 2024, de acordo com previsão da Comissão de Informação de Mercado (Coinf) do Sindan, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal. Segundo o Sindicato essa tendência está relacionada com o aumento da população de animais e consequente crescimento de seu impacto na indústria veterinária.

Saiba mais sobre a mudança de relação entre humanos e animais de estimação, o crescimento da população pet e a tendência de expansão dessa indústria neste artigo.

Animais de estimação: a relação que aquece o mercado Pet

Os lares brasileiros passaram por um processo de reconstrução nos últimos anos e ganharam cada vez mais novos moradores: os animais de estimação, que ocupam espaço cativo no coração e na rotina de seus tutores. Essa mudança de comportamento impulsionou o mercado Pet a oferecer produtos cada vez mais sofisticados e exclusivos, que garantem a saúde e o bem-estar desses novos membros da família. Assim, empresas especializadas surgem e se multiplicam em todo o país, a fim de suprir as demandas dos consumidores, que buscam qualidade nos produtos.

Desta forma, o mercado Pet arrecadou R$ 41,96 bilhões em 2022, com 80% do faturamento correspondente à indústria de Pet Food, de acordo com dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

Crescimento da população e das necessidades de animais de estimação

O Brasil é o terceiro país com a maior população de pets no mundo, com o total de 149,6 milhões de animais de estimação em todo o país, de acordo com a Abinpet. Diante dessa grande população, há uma forte demanda por produtos e serviços neste mercado que apresenta boas perspectivas para empreendedores que podem atuar em nichos como:

  • Alimentos especiais, como rações para pets com necessidades específicas (por exemplo, para animais com problemas renais ou de pele) ou alimentos orgânicos e naturais.
  • Produtos para higiene e cuidados pessoais dos pets, como shampoos, condicionadores, perfumes e produtos para cuidado das patas, unhas e dentes.
  • Acessórios e brinquedos, como coleiras, guias, camas, arranhadores e brinquedos interativos.
  • Serviços veterinários, incluindo consultas, exames, vacinas, cirurgias e internações.
  • Serviços de banho e tosa, que incluem serviços de banho e secagem dos pelos, corte de unhas e pelos, entre outros.
  • Serviços de passeio, que incluem passeios em grupo ou individuais para cães, gatos e outros animais de estimação.
  • Hospedagem e creche para animais de estimação, que oferecem cuidados e atenção para animais enquanto seus donos estão fora de casa.

Fonte: www.petconectadigital.com.br

Dr. Fabio Stevanato

Médico Veterinário, Empresário e Escritor - CEO e Autor ImpulsoVet.