Pastejo rotacionado no período das águas: sinônimo de lucratividade.

Pastejo rotacionado no período das águas: sinônimo de lucratividade.

A pecuária brasileira vem vivenciando uma fase que há muito tempo não se via por aqui. Desde o segundo semestre de 2021, o preço da arroba do boi teve uma grande queda e, consequentemente, derrubou o preço de mercado de todas as categorias, desde o bezerro até o boi gordo. Acarretado a essa queda no preço da arroba, em 2021 uma grande parte das regiões do sul, sudeste e centro-oeste brasileiro sofreu com no mínimo uma forte geada, e tem casos de regiões que tiveram até quatro geadas no referido ano.

Devido a esses fatores principalmente, o pecuarista em 2022, pela falta de chuva, estava sem pasto como consequência da geada e sem uma grande produção de capim no período das águas, com isso ele se viu obrigado a se profissionalizar ainda mais, pois a margem de erros da atividade deve ser zero para que a atividade continuasse lucrativa.

Este início de ano vem se mostrando muito bom em chuvas, e isto é um sinal positivo para o pecuarista. Com o volume maior de água no solo, tem um crescimento também maior do capim, e com um manejo eficiente do pasto, podemos aumentar a unidade animal (UA) por hectare, tornando a atividade bem mais rentável. Basicamente falando, é produzir mais animais do que produzia, no mesmo espaço, sem aumentar nem um palmo de terra.

O pastejo rotacionado tem por fundamento principal, a altura do pasto para entrada e saída dos animais. E esta altura pode variar de acordo com a espécie do capim.

O tempo em que o pasto deve permanecer vedado, também varia entre as espécies: em média gira em torno de 28 dias, porém, este tempo depende muito da quantidade de chuva no período, se houve adubação no pasto ou não, e se foi respeitada a altura de saída.

Este manejo pode ser feito tanto no gado de leite quanto na cria, recria e engorda, e com isso ter aumentos na quantidade de UA por hectare que faz com que a pecuária fique lado a lado com outras atividades rurais em termos de lucratividade.

Outro ponto que tem que ser lembrado, é sobre a suplementação a pasto. Antigamente, tinha-se como hábito não suplementar os animais no período das águas, por conta da alta disponibilidade de capim, porém já foi comprovado, que esse método é ineficiente e vai contra todos os princípios de verticalização de produção. No caso da engorda, existem hoje suplementos específicos para esse período, que proporcionam grandes ganhos e com um custo baixo. O Minercamda desenvolveu um produto, que vem sendo o carro chefe neste período: o Turbo Energético. Ele permite uma engorda com ganhos acima de 1 kg/dia, com um custo bem abaixo do que seria fazer essa engorda no período da seca, e com isso, vai proporcionar um custo da arroba produzida, abaixo dos R$ 200,00.

Para vacas parideiras, temos o Minercamda Cria, que permite que a vaca além de estar mineralizada, ganhe peso para que possa passar o período da seca, com escore corporal adequado. No caso da vaca de leite, deve-se manter o uso da ração de leite, porém você pode diminuir a quantidade fornecida por vaca, pois o capim vai munir proteína e energia para a vaca. A quantidade diminuída vai depender do capim e da produção dos animais, portanto, consulte um dos nossos técnicos antes para a dieta ser balanceada.

Os ganhos com o pastejo rotacionado são inúmeros, sem contar que faz com que a atividade se torne ambientalmente sustentável. Com o avanço da indústria de equipamentos de choque, hoje você consegue piquetear toda a propriedade com um custo bem menor. Utilizando aparelho de choque, você pode fazer cercas com menos fios, com espaçamento entre postes maiores e com uma eficiência bem maior do que a cerca convencional. Além disso, quase todos os aparelhos de choque hoje vêm com placa solar e bateria, que permite que você utilize em qualquer lugar, sem ter o trabalho de ficar levando fiação para ligar o aparelho.

Nós da Camda, temos um seleto grupo de profissionais que possuem conhecimento da técnica e estão disponíveis para auxiliar nossos cooperados na implantação desse sistema. Torne sua propriedade mais lucrativa com os produtos e serviços Minercamda.

Ricardo Caetano Evangelista

Supervisor de Pecuária.

Fonte: Camda.

Dr. Fabio Stevanato

Médico Veterinário, Empresário e Escritor - CEO e Autor ImpulsoVet.