POR QUE O VETERINÁRIO SOLICITA EXAMES PARA UM ANIMAL?
O QUE SÃO EXAMES COMPLEMENTARES?
Exames complementares são as principais ferramentas que um veterinário usa para juntar todas as peças de um enorme quebra-cabeças chamado diagnóstico. Todos eles trazem informações importantes sobre o estado de saúde e complementam a avaliação do animal. Os exames são essenciais para guiar o veterinário(a) no processo de tomada de decisão quanto ao melhor manejo para o paciente. Indolores e simples de serem realizados, os exames mais frequentemente solicitados pelos veterinários(as) são: os exames de imagem (radiografias e ultrassom), exames de sangue (hemograma, perfil hepático, perfil renal, hormônios), raspados de pele, exames de fezes e urina.
POR QUE O MÉDICO-VETERINÁRIO SOLICITA EXAMES?
Se você possui um animal de estimação, muito provavelmente sabe o quão desafiador é ser seu porta-voz durante uma consulta veterinária. Como ele não fala, cabe a você a difícil tarefa de descrever o que ele estava demonstrando quando deixou de comer ou simplesmente começou a se comportar de maneira diferente do habitual.
Muitas vezes você identifica que tem algo errado, mas não sabe dizer o que é. De acordo com relatos de veterinários(as), o principal motivador de consultas é “Ele está estranho, Doutor” seguido por “Eu o trouxe porque ele parou de comer”. Essas são informações importantes, mas vagas. Outra dificuldade está relacionada ao momento da avaliação do animal. Embora a clínica seja soberana, interpretar o exame físico de um paciente não habituado ao ambiente hospitalar pode ser desafiador. Por isso, algumas alterações que ocorrem durante o atendimento podem levar a uma interpretação equivocada.
Esses exames são extremamente importantes para guiar o veterinário na escolha do melhor tratamento, mostrar se o organismo do paciente está apto para receber a medicação escolhida, se é seguro partir para uma cirurgia eletiva, se o animal pode ir pra casa ou se será necessária uma internação.
ANIMAIS SAUDÁVEIS PRECISAM FAZER EXAMES?
Ao contrário de nós humanos, que sabemos o que devemos fazer quando não nos sentimos bem, os animais de estimação ainda são totalmente dependentes de nossos cuidados. Um humano que se sente mal procura um médico, e consegue descrever com detalhes tudo o que está sentindo (tempo, características, intensidade e etc.). Porém, um animal que não se sente bem, depende da capacidade de seu tutor(a) de perceber alterações sutis que o próprio animal pode estar lutando para esconder.
Estudos mostram que a identificação de sinais precoces pode ser desafiadora até para os tutores mais atentos. Tal constatação se deve ao fato de que a maioria das doenças que acometem animais de estimação são silenciosas e só resultam em alterações físicas e/ou comportamentais quando já estão em estágio avançado. É justamente para minimizar esse problema e usar o fator tempo a nosso favor que existem os chamados exames preventivos.
O QUE SÃO EXAMES PREVENTIVOS?
Os exames preventivos são realizados em indivíduos saudáveis, para garantir que não há nenhuma doença silenciosa prestes a se manifestar.
EXAMES DE POINT OF CARE
O QUE OS EXAMES NOS DIZEM
COM QUAL FREQUÊNCIA DEVO REALIZAR EXAMES PREVENTIVOS EM MEU ANIMAL?
Fonte: Zoetis Brasil.