Por que tanta agressividade nas mídias sociais.
Hoje vivemos uma época onde qualquer palavra mal sentida ou mal interpretada pode gerar uma tempestade de críticas e de ódio gratuito.
No segmento veterinário não é diferente!
Quem me conhece sabe que eu sempre uso a expressão … ” É Deus no Céu e você na Terra, até que você diga o primeiro não…” sobre a relação entre veterinários e seus clientes.
E é justamente nesse momento em que surgem as situações de desgaste e atrito que podem subir em um crescente , levando até a situações de cárcere privado( sim..já houve um triste caso) agressões físicas, ataques virtuais , críticas em grupos de bairro e ameaças por whatsapp!
E ainda um lado obscuro porém real , a agressividade entre os colegas, aberta ou velada, pois fazer comentários desabonadores sobre colegas em grupo de whatsapp se valendo de seus pseudo títulos, também é um tipo de agressão extremamente perigosa!
Mas quero te convidar para juntos tentarmos entender o que está acontecendo …por que tanta agressividade nas redes sociais contra e entre os médicos veterinários?
Onde perdermos nossa imagem de valor, de profissionais dedicados e respeitados e passamos a ser visto como mercenários e veterinários ” do mal”?
Onde passamos achar natural fazer comentários de baixo nível , além do campo da ética contra colegas, um universo de injúria e difamação?
Por que esquecemos da ética, da educação, da gentileza? Por que perdemos capacidade de dialogar com quem não tem o mesmo ponto de vista? Por que não sabemos nos impor de forma objetiva, técnica e profissional perante nossos clientes?
Somos bombardeados o tempo todo com mensagens negativas sobre nossa profissão, comportamentos inadequados dos colegas, agressões de clientes insatisfeitos e nossa auto estima é gradativamente destruída.
E a resposta agressiva é fruto dessa gradação de ataques, associado a falta de limites e a percepção de que o ambiente virtual é terra sem lei; criando um fértil terreno para a agressividade desmedida.
Por que não conversamos mais?
Por que nos dividimos em lado A e lado B em tudo que se discute?
Por que não nos colocamos no lugar do outro?
Por que não nos protegemos deixando claro as ” regras do jogo” para nossos clientes que ” se criam ” dentro de nossos estabelecimentos?
Precisamos dedicar um tempo para falarmos mais sobre isso, sobre como nos proteger e como lidar com essa agressividade e os problemas que podem acontecer como processos, desgaste emocional , lucros cessantes e prejuízo à saúde mental!
Sergio Lobato.