Resolvendo os problemas da desmama do bovino de corte.
A desmama é o momento da separação do bezerro da vaca, que ocorre por volta dos 8 meses de vida do animal. Para que não ocorra um grande estresse é necessário que façamos total aporte e manejo adequado com o bezerro, objetivando um bezerro mais pesado à desmama, entre 160 e 240 kg aproximadamente.
É importante considerar que este período confirma o bezerro como ruminante, com o desenvolvimento dos 4 estômagos e possibilidade de ruminação. Dessa forma, cuidados com os processos presentes nesse manejo, são essenciais para reduzir os efeitos negativos e minimizar a queda do desempenho dos animais.
Resolvendo os problemas da desmama do bovino de corte.
Fatores como peso da vaca, idade, ECC da vaca e do bezerro, quantidade e qualidade de alimento disponível e época do ano devem ser considerados, já que interferem totalmente no desempenho deste momento e na performance futura deste animal. O manejo da desmama pode seguir alguns modelos como:
- DESMAMA PRECOCE: Há a separação definitiva do bezerro, antes do período tradicional, objetivando reduzir o estresse da produção de leite e o anestro reprodutivo da mãe. Normalmente acontece durante a estação de monta, e desta forma a vaca já consegue entrar em um novo protocolo.
- DESMAMA TEMPORÁRIA: Há a remoção do bezerro por algumas horas, após 40 dias do parto. Essa ausência do bezerro causa estímulo na liberação do LH para melhor retorno à ciclicidade, claro em animais com ótimo ECC.
- DESMAMA LADO A LADO: A vaca mantém contato visual com a cria, separados com uma cerca, com a finalidade de aumentar o bem-estar.
- DESMAMA COMPLETA/ABRUPTA: Separação sem contato visual ou auditivo
Estudos demonstraram que o desmame lado a lado alivia o estresse do bezerro, com menos tempo chorando e mais tempo comendo, e pode melhorar o ganho de peso em relação a outras estratégias. O ganho de peso total foi maior para bezerros desmamados lado a lado cerca de duas semanas após o desmame em comparação com bezerros de desmama tradicional. Além disso, os bezerros desmamados lado a lado eram mais pesados 10 semanas após o desmame em comparação com os bezerros que foram submetidos à separação total.
Ainda, é importante salientar que o processo da desmama se inicia nos cuidados com a mãe. As vacinas auxiliam na imunidade e essa resposta será passada via colostro. Por isso é fundamental garantir a ingestão do colostro de boa qualidade e quantidade suficientes, nas primeiras 24 horas de vida.
Outro ponto de atenção é a realização de um programa completo de sanidade, acompanhado do combate de endo e ectoparasitas. Alguns erros nesse planejamento de desmama podem dificultar no alcance de objetivos esperados, e assim, aumentarmos os custos.
Fonte: Ourofino Saúde Animal.