Seu Gato com Excesso de Peso: Quando maior não é melhor.

Seu Gato com Excesso de Peso: Quando maior não é melhor.

O excesso de peso eleva a predisposição de seu gato a vários problemas graves de saúde. O ganho de peso indica um aumento da massa adiposa corporal e geralmente é o resultado do consumo excessivo de alimento associado a níveis insuficientes de exercício.

Entre os outros fatores que podem influenciar o aumento de peso de seu gato, podemos citar:

  • Idade – gatos mais velhos são menos ativos, têm menos energia e necessitam de menos calorias.
  • Castração de machos e fêmeas – pesquisas mostraram que gatos gastrados apresentam taxa metabólica basal menor e, portanto, necessitam de menos calorias.
  • Problemas de Saúde – sometimes algumas vezes, o ganho de peso está associado a uma alteração clínica.

Todo gato tem um peso ideal para seu tamanho e raça. Peça uma
orientação a seu veterinário ou use esta
Ferramenta Interativa de Verificação de Peso para ajudá-lo a determinar
o peso ideal de seu gato.

O que você pode fazer?

  • Converse com seu veterinário. Take Leve seu gato para um exame completo de saúde. Peça para seu veterinário indicar o peso ideal para seu gato e lhe dar dicas de como atingir esta meta.
  • Mantenha seu gato ativo. Os gatos ganham peso quando consomem mais calorias do que queimam. Aumente a atividade física de seu gato.
  • Restrinja petiscos e guloseimas. As calorias presentes nos petiscos e guloseimas podem realmente engordar. Recompense seu gato com agrados não comestíveis, tais como um cafuné na barriga ou alguns minutos de brincadeira.
  • Alimente com uma fórmula mais light. A maneira mais efetiva de alcançar o peso saudável é combinar o aumento da atividade física à mudança alimentar. Considere fazer a troca para um alimento de alta qualidade feito especialmente para gatos que estão muito acima do peso ou que têm tendência a engordar.

 

Fonte: Hill’s.

Dr. Fabio Stevanato

Médico Veterinário, Empresário e Escritor - CEO e Autor ImpulsoVet.