Simpósio Global sobre Solos para Nutrição.
Evento Virtual, 26/07/2022 – 29/07/2022
O Simpósio Global sobre Solos para Nutrição – “Solos, onde começa a alimentação“, será realizado em formato virtual de 26 a 29 de julho de 2022. O Simpósio reunirá ciência e política para rever o status e os desafios da fertilidade do solo em relação à nutrição agrícola, animal e humana. Humanos, como plantas e animais, precisam de comida suficiente para sobreviver. Mas os alimentos devem ser seguros e nutritivos não apenas para fornecer energia e nutrientes básicos, mas também para prevenir doenças e a ingestão de toxinas nocivas. Cerca de 95% dos nossos alimentos vêm de solos, que têm uma capacidade natural de apoiar o crescimento das plantas, fornecendo-lhes nutrientes através da solução do solo.
OBJECTIVOS
Os principais objetivos do Simpósio são rever o estado da arte sobre o papel da fertilidade do solo na entrega de alimentos suficientes, de alta qualidade, seguros e mais nutritivos para pessoas, animais e plantas mais nutridos. Espera-se que o Simpósio identifique lacunas críticas de conhecimento e forneça a base para discussão entre formuladores de políticas, produtores de alimentos, cientistas, indústria de fertilizantes, profissionais e outras partes interessadas na criação de soluções que possam fornecer sistemas agroalimentares mais nutritivos para melhorar a saúde e o bem-estar humano, protegendo o meio ambiente.
PRINCIPAIS TEMAS E CONVOCAÇÃO DE RESUMOS
O Comitê Científico do GSOIL4N analisou mais de 300 resumos que concorreram a apresentações orais e de pôsteres. Osselecionados foram notificados com os detalhes das apresentações orais e pôsteres.
Os resumos abordam um dos seguintes temas do simpósio:
TEMA 1:
STATUS E TENDÊNCIAS DO ORÇAMENTO GLOBAL DE NUTRIENTES DO SOLO
TEMA 2:
MANEJO SUSTENTÁVEL DO SOLO PARA SEGURANÇA ALIMENTAR E MELHOR NUTRIÇÃO
TEMA 3:
IMPACTOS DO MANEJO DE NUTRIENTES DO SOLO NO MEIO AMBIENTE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS
TEMA 4:
GOVERNANÇA DA FERTILIDADE DO SOLO/NUTRIENTES DO SOLO
PARTICIPAÇÃO
Os participantes incluirão organizações internacionais, cientistas e profissionais, ONGs, sociedade civil, usuários de terras e povos indígenas, além de comunidades locais, representantes da indústria e do setor privado. A participação no Simpósio é gratuita.
Fonte: FAO.