Uma grande variedade de crueldade contra animais pode ser encontrada online, especialmente nas mídias sociais. Isso inclui tudo, desde abuso físico extremo até vídeos que mostram cuidados inadequados com os animais. Animais domésticos como cães e gatos costumam ser as vítimas, mas outras espécies como primatas, répteis e pássaros também sofrem nesse conteúdo.
Embora responder ou compartilhar a crueldade contra os animais possa parecer uma boa maneira de aumentar a conscientização, o compartilhamento dessas imagens pode realmente apoiar o abuso contínuo de animais, pois esse conteúdo é “popularizado”. Em vez disso, recomendamos que você siga as cinco etapas do SMACC:
- Esteja ciente: Eduque-se sobre diferentes formas de crueldade, pois alguns conteúdos podem parecer inocentes, mas envolvem sofrimento nos bastidores, como animais sendo vestidos ou treinados para entretenimento
- Não assista: Evite assistir a vídeos de crueldade contra animais, pois cada visualização ajuda a espalhar o conteúdo de forma mais ampla.
- Não se envolva: Evite comentar ou reagir, mesmo negativamente, pois qualquer interação ajuda a promover o conteúdo por meio de algoritmos de mídia social.
- Não compartilhe: Compartilhar, mesmo com a intenção de aumentar a conscientização, só aumenta seu alcance e popularidade.
- Denuncie: Use as funções de relatório da plataforma para sinalizar o conteúdo. Embora a remoção possa levar tempo, relatórios consistentes ajudam as plataformas a lidar com essas violações.
Como usuários de mídia social, é crucial que os indivíduos tomem as medidas apropriadas para combater esse conteúdo quando o encontrarem e removê-lo das plataformas sociais. Denunciar conteúdo às plataformas de mídia social relevantes é uma das ações mais importantes que você pode tomar.
A Social Media Animal Cruelty Coalition (SMACC) é um grupo de trabalho da Asia for Animals Coalition, fundada em 2020. Seus membros compartilham a mesma missão, abordar o crescente problema do conteúdo de crueldade contra animais nas plataformas de mídia social como uma voz unida. O SMACC trabalha coletando e analisando dados sobre esse conteúdo, produzindo relatórios para aumentar a conscientização e se envolvendo com plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, TikTok e YouTube para mitigar a disseminação desse material prejudicial. A coalizão também educa o público sobre como identificar e denunciar crueldade online, enquanto colabora com outras organizações para combater esses problemas de forma mais eficaz. Leia mais aqui: https://www.smaccoalition.com/our-work
A Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA) é uma comunidade global de mais de 300.000 veterinários de 117 associações membros. Juntos, trabalhamos para promover a saúde e o bem-estar dos animais de companhia em todo o mundo e para representar os interesses dos veterinários de animais de companhia em um cenário global. Em apoio à nossa missão, nossas atividades principais se concentram em quatro pilares principais: promover o bem-estar dos animais de companhia; criar Diretrizes de Padronização globalmente relevantes em áreas-chave de cuidados veterinários; fornecer educação continuada (CE) para veterinários de animais de companhia; e aumentar a compreensão do importante papel dos animais de companhia dentro do movimento One Health.
Fonte: WSAVA.