Sucesso para o Programa GPC Teach the Teacher.
A Bolsa “Ensine o Professor” do GPC permite que o Comitê construa experiência global no tratamento da dor, oferecendo a oportunidade para um veterinário e um enfermeiro/técnico veterinário aprenderem com um membro do Conselho Global da Dor. Ao voltar para casa, eles se comprometem a compartilhar seus conhecimentos e novas habilidades com seus colegas.
A enfermeira veterinária portuguesa Sandra Félix, que trabalha na prática de referência na Alemanha, recebeu a primeira bolsa de estudo para enfermeiro/técnico veterinário a estudar com o ex-presidente do GPC, Dr. Duncan Lascelles. De setembro a novembro de 2022, ela passou um tempo com ele na Universidade Estadual da Carolina do Norte e no Centro de Pesquisa e Educação Comparada da Dor e no Serviço Integrado de Tratamento da Dor (TRiP), EUA.
Desde que regressou à Alemanha, tem ensinado aos seus colegas e também preparado uma série de webinars da WSAVA para enfermeiros/técnicos veterinários.
O que você mais gostou do seu tempo aprendendo com o Dr. Lascelles?
Gostei de aprender sobre dor musculoesquelética crônica e sobre o importante papel que enfermeiros e técnicos veterinários podem desempenhar na pesquisa em dor veterinária. Também foi ótimo aprender mais sobre como podemos melhorar a qualidade de vida de nossos pacientes, envolvendo toda a equipe e o cuidador no tratamento da dor. Este era um “território desconhecido”, pois trabalho em um hospital veterinário de referência, geralmente em um ambiente de terapia intensiva, então geralmente estou focado no controle da dor aguda.
Quais foram os principais aprendizados que você voltou?
Que as chaves para o sucesso do tratamento da dor são a educação e o treinamento; que precisamos nos manter atualizados e que devemos conscientizar nossos colegas e cuidadores sobre a importância do tratamento da dor para melhorar a qualidade de vida de nossos pacientes. O tratamento da dor é um esforço de equipe e todos nós devemos estar envolvidos, com cada um de nós sabendo quais são nossos papéis e responsabilidades para fornecer o mais alto padrão de cuidado.
Como você vem colocando seus novos conhecimentos em prática desde que voltou?
Criei uma série de webinars gratuitos da WSAVA sobre gestão da dor para enfermeiros/técnicos veterinários de língua portuguesa. Também apresentei aos enfermeiros/técnicos veterinários do meu hospital o uso de escalas de dor na avaliação de pacientes hospitalizados. Também continuei a administrar o grupo de interesse em tratamento da dor que criei e, recentemente, fui convidado para palestrar sobre o manejo da dor em congressos, conferências e outros eventos de EC para enfermeiros/técnicos veterinários.
Gostaria de agradecer ao Dr. Lascelles por ser o grande mentor/tutor que ele é e a toda a equipe do TRiP Lab por esta incrível oportunidade. Me senti um membro da equipe desde o primeiro dia e sempre pude contar com a ajuda e o apoio de todos na equipe.
Fique atento para uma entrevista com o Dr. Nathan Lutevele da Tanzânia, beneficiário da primeira bolsa GPC Teach the Teacher para veterinários.
Fonte: WSAVA.