4 Falhas de Comunicação que tornam sua vida um inferno na clínica!

4 Falhas de Comunicação que tornam sua vida um inferno na clínica!

Eu tenho a sorte de poder acompanhar atendimentos veterinários de norte a sul do país e tenho observado a cada diz mais e mais situações que são reflexo da falta de hábito de relacionar-se com o outro!

Em uma cultura digital o contato humano se tornou um desafio para uma geração que expressa seus sentimentos em emojis e interações que caibam em um tempo de um reels ou um vídeo de tik tok.

Mas na vida real surgem os problemas de interação e 3 deles estão presentes em uma percentagem assustadora!

1- Incapacidade de ouvir o outro sem pré-julgamentos e com real vontade de entender o contexto

2- Falta de habilidades de relacionamento e percepção que tornem fácil lidar com a dúvida, o medo, a rejeição e a negação comum em várias situações com os clientes dentro do consultório

3- Dificuldade para estabelecer uma linha de comunicação clara com seus clientes determinando não somente a intensidade e o conteúdo da mensagem mas também os limites que devem ser impostos nessa relação

4- Não saber dizer não sei, não tenho essa resposta ainda ou preciso pesquisar como prova do medo de expor uma fraqueza que só reforçaria a sua própria limitação pessoal.

Precisamos normalizar o ensino da comunicação efetiva para os alunos de Medicina Veterinária, pois o que está sendo divulgado na rede social como tal…bem…está longe de ser Comunicação Efetiva….chega a ser criminoso….

A Gestão Técnica agradece!

Sergio Lobato.

Sergio Lobato

Médico veterinário, pós graduado, docente, consultor, palestrante, assessor em Gestão técnica e Presidente da AbgtVet.