A comunicação é a base de qualquer relação, seja entre pessoas ou entre cavalo e cavaleiro.

A comunicação é a base de qualquer relação, seja entre pessoas ou entre cavalo e cavaleiro.

A comunicação é a base de qualquer relação, seja entre pessoas ou entre cavalo e cavaleiro. No nosso dia a dia, uma comunicação eficiente precisa de pausas, de neutralidade, para que o outro lado consiga processar e compreender a mensagem. E com o cavalo não é diferente.

Quando estamos montando, é essencial termos uma postura neutra. Isso permite que haja uma pausa na comunicação e evita que o cavalo se confunda com sinais constantes, especialmente no uso das rédeas.

No vídeo, mostro como posicionar as rédeas entre o dedo mínimo e o anelar para manter essa neutralidade. Com essa técnica, consigo comunicar com clareza sem transmitir comandos involuntários.

Lembre-se: na equitação, nada está “errado” se há um objetivo claro. E, nesse caso, a neutralidade é a chave para uma comunicação harmoniosa.

Mayara Verde.

Mayara Verde

Fisioterapeuta, Instrutora de equitação, docente, palestrante, pós graduada (USP), Steward FEI nos Jogos Paraolímpicos 2016, CBH, licenciada ANDE Brasil, ministra cursos IMV, FP Hipismo e CP de Hipismo.