Entenda os riscos de não ter um planograma definido para seus produtos.
Quantas vezes você entrou em um supermercado, petshop ou farmácia e, procurando um produto que você compra com frequência, foi direto ao lugar onde ele fica, sabendo exatamente sua posição na gôndola ou ponto natural de vendas?
Para o cliente encontrar o produto de forma fácil é parte de uma experiência positiva no ponto de venda (PDV). O planograma tem objetivo simples: orientar o posicionamento de um produto no PDV. Mas a disputa pelo espaço disponível pode fazer da prática uma missão de muito esforço.
O que é planograma?
O planograma é um documento que orienta a exposição correta de um produto, fazendo toda a diferença para o sucesso da marca no ponto de venda. A execução do planograma é um grande passo para ser assertivo no PDV, ou seja, significa que sua marca tem padrões desde a qualidade do produto até a experiência de compra do shopper.
A execução do planograma ajuda na visibilidade do produto, estimula a compra e cria uma imagem positiva da marca, além de dar comodidade e facilidade na compra do consumidor ou shopper.
Aplicar o planograma significa posicionar o produto em seu ponto natural, no lugar e quantidade adequados de acordo com a categoria de produto em que está inserido. A vantagem disso é que, quando o shopper comparar benefícios, preço ou embalagem, o produto estará equiparado com outros da mesma categoria.
Vamos a um exemplo:
Ao expor a linha de produtos Special Dog Ultralife, que está inserida na categoria de produtos Premium Especial, ao lado da categoria Standard, por exemplo, certamente o shopper ficará confuso, e poderá associar o produto a uma categoria de menor preço, que entrega menos benefícios. Ou seja: o cliente pode ser levado a acreditar que o produto Ultralife entrega o mesmo benefício de um produto Standard, mesmo com a diferença de preços.
Esse é apenas um exemplo de confusão que pode acontecer caso o planograma não seja aplicado. Se o produto estiver no lugar certo, ao lado de sua categoria de mercado, a decisão de compra do shopper será facilitada.
Produto posicionado no local adequado, com precificação correta, dentro da sua categoria é venda na certa. Além de posicionar bem o produto e a marca, ainda proporciona uma boa experiência de compra para o shopper.
Márcio Rogério de Jesus