Você já percebeu que os animais estão vivendo cada vez mais e melhor? Cada fase da vida requer cuidados especiais. Por isso, conheça algumas particularidades da alimentação de gatos seniores. 

A partir dos 10 anos de idade, os gatos já começam a apresentar sinais de senilidade. Conforme envelhecem, algumas necessidades fisiológicas e nutricionais vão sendo alteradas, e por conta disso, a alimentação nesta fase requer cuidados especiais, a fim de garantir que recebam todos os nutrientes essenciais para uma vida saudável e que atendam às suas necessidades específicas.

Ao buscar um alimento comercial de alta qualidade, indicado para gatos a partir dos 10 anos de idade, pode-se encontrar alguns diferenciais:

Ingredientes com maior absorção: é importante que a alimentação do gato sênior seja completa e balanceada, além de conter ingredientes nobres com alta digestibilidade e absorção, já que, com o avançar da idade, a capacidade digestiva dos gatos vai diminuindo.

Manutenção da massa magra: diferente dos cães, que quando idosos tendem a aumentar o peso por conta do ganho de gordura, os gatos em sua fase senil entram em sarcopenia, condição que faz com que os gatos percam sua massa magra, tornando-os mais magros. Para minimizar esse efeito, é importante que sua alimentação seja rica em proteínas nobres, com alto valor biológico, ou seja, que contenham todos os aminoácidos essenciais, além de alta digestibilidade. As proteínas têm um papel fundamental na manutenção muscular.

Aumento da imunidade: com o avanço da idade, o sistema imunológico se torna menos eficaz, tornando ainda mais importante a presença de ingredientes que contribuem para um organismo mais protegido. Os alimentos podem conter beta-glucanos, além de proteínas funcionais, como é o caso do plasma suíno, que auxiliam na imunidade do pet.

Ativos antioxidantes: as vitaminas E e C possuem alta capacidade antioxidante, auxiliando na prevenção da morte celular precoce e neutralizando a ação dos radicais livres nos tecidos, reduzindo assim os impactos do envelhecimento no organismo.

Cuidados com a saúde renal: os alimentos para animais seniores devem ter um cuidado especial visando a saúde renal. São eles os controles do pH da urina, que deve estar entre 6,2 a 6,8 para evitar a formação de cálculos urinários, e o de fósforo, que deve ser menor do que os índices contidos em alimentos para gatos adultos.

Cuidados com a saúde intestinal: conforme citado anteriormente, com o avançar da idade, o sistema gastrointestinal tende a ter suas funções absortivas diminuídas. Pensando nisso, é importante que em sua alimentação contenha prebióticos e fibras. Os prebióticos são o substrato para as bifidobactérias (bactérias boas do intestino), que auxiliam na melhora da absorção dos nutrientes. Já as fibras, além de ajudar na digestão, também contribuem para um bom funcionamento do intestino, melhorando a consistência das fezes.

Hidratação: os gatos, por serem de origem desértica, tendem a beber menos água. A água é o nutriente mais importante para a manutenção da saúde. Por isso, é de suma importância manter os felinos hidratados durante toda a sua vida. Além de estimular a ingestão de água através dos bebedouros, oferecer alimentos úmidos também é uma boa opção.

É importante lembrar que cada gato é único e possui suas necessidades individuais, por isso, consulte sempre o seu médico-veterinário de confiança para receber a correta indicação de alimento para o seu felino. Ao mesmo tempo, saber interpretar o rótulo dos alimentos é fundamental para se certificar de que está fazendo a escolha correta do alimento para seu gato sênior.