A RELAÇÃO – CLÍNICA / CLIENTE / PACIENTE.

Muitos colegas, seja por desconhecimento, por postura equivocada e por erro de estratégia de relacionamento com seus clientes (excesso de permissividade), acabam gerando situações que os colocam em risco de processos éticos e cíveis.
Ao deixar claro as “regras da casa” a padronização do atendimento se torna realidade e os riscos diminuem consideravelmente, facilitando todo o processo do ato médico veterinário sem riscos de processos após a realização e situações desagradáveis durante os procedimentos como atitudes de desrespeito à normas e procedimentos da clínica.
A educação e treinamento dos clientes, bem como da equipe é fundamental para que os procedimentos operacionais sejam parte da rotina garantindo então a execução segura dos atos médicos veterinários.
E para auxiliar na construção desse processo de aprendizado vamos colocar os deveres e direitos de forma sequencial e objetiva para facilitar o aprendizado e ser facilmente replicado no seu estabelecimento, respeitando claro os diferentes formatos de negócios veterinários.
Devemos observar que diferente de documentação regulatória existente no Direito Médico Humano, o temo paciente em função de nossa particularidade profissional estará sempre condicionado á presença de seu responsável legal chamado aqui de Cliente, ou seja, na Medicina Humana paciente e cliente são a mesma unidade, já na Medicina Veterinária temos a separação dessa unidade em uma tríade que merece toda nossa atenção:
Cliente – Paciente – Médico(a) Veterinário(a)
Pense nisso!
Sergio Lobato.