BOTULISMO INFANTIL.

BOTULISMO INFANTIL.

 

Em nosso último artigo (O MEL CRISTALIZOU! ESTÁ ESTRAGADO?), afirmei que traria o tema botulismo! Oras, de um tema doce, por que eu traria um tema tão temido como o BOTULISMO?

Para falarmos sobre o Botulismo Infantil! Poucas pessoas sabem, mas você ficará sabendo e poderá ser fonte de divulgação, em benefício das crianças!

 

De acordo com o CDC – U.S. Centers for Disease Control and Prevention: “Por razões que desconhecemos, alguns bebês contraem botulismo quando os esporos entram em seus intestinos, crescem e produzem a toxina.”

Já de acordo com o FDA – Food and Drug Administration: “Não alimente um bebê com mel – pelo menos durante o primeiro ano. O mel pode conter esporos de Clostridium botulinum. O botulismo infantil é causado pelo consumo desses esporos, que então crescem nos intestinos e liberam toxinas.”

 

Então, quer dizer que devemos evitar o consumo de mel? Nós, adultos, NÃOOOOO! Apenas bebês de até 1 (um) ano não devem consumir, pois o mel pode ser uma das causas do botulismo infantil. Há outros locais em que os esporos de Clostridium botulinum podem estar também, como no solo e em sedimentos.

 

Essa restrição de idade para o consumo de mel vale para todos os países?

Peço que repare na embalagem do mel que você compra aqui no Brasil e veja a frase: “Este produto não deve ser consumido por crianças menores de 1 (um) ano de idade.” Viu? Aqui, nossa legislação obriga que os méis tenham essa frase estampada no rótulo.

 

Se um bebê estiver com Botulismo Infantil, o que acontecerá?

Com a liberação de neurotoxinas, os sinais e sintomas de crianças com Botulismo Infantil serão: constipação, má alimentação, ptose (pálpebra caída), reflexo pupilar lento, falta de expressão emocional facial, diminuição da sucção, engasgos, choro fraco e alterado, dificuldade respiratória e possivelmente parada respiratória!

Portanto, cuidemos da melhor maneira dos nossos bebês enquanto eles crescem e desenvolvem sua microbiota intestinal, deixando o ambiente intestinal inadequado para possíveis esporos germinarem e, assim, suas células vegetativas não consigam produzir neurotoxinas!

 

Quem passou dessa idade pode consumir essa doçura da natureza (seja ele cristalizado ou não, como vimos no artigo anterior).

 

Um abraço e até nosso próximo artigo! Que tal mais uma forma de botulismo?

 

Juliana Pampana Nicolau.

Juliana Pampana

Médica Veterinária, Mestre e Doutora em Ciência Animal, Docente, Consultora em Segurança dos Alimentos, Treinadora e Palestrante para Indústrias de Alimentos.