Brasil enfrenta problema de excesso de médicos veterinários.

Brasil enfrenta problema de excesso de médicos veterinários.

O Brasil conta atualmente com mais de 200 mil médicos veterinários ativos, num rácio de 77,4 por cada 100 mil habitantes, e 536 cursos de medicina veterinária ativos. Nos últimos cinco anos, licenciaram-se 11 mil profissionais por ano. Em comparação, existem 121 mil médicos veterinários nos Estados Unidos da América (EUA) para 328 milhões de habitantes e 33 cursos. Formam-se anualmente três mil profissionais.

Nos 39 países europeus membros da Federação Europeia de Veterinária, para uma população de mais de 810 milhões habitantes, trabalham 309 mil médicos-veterinários, formados em 52 cursos, que formam oito mil profissionais por ano.  O rácio é de 38 por cada 100 mil habitantes.

Bernard Vallat, diretor geral honorário da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), no prefácio do estudo, alerta para a necessidade de uma “adequada limitação do número de estabelecimentos de ensino e o controlo da sua qualidade e a atribuição de diplomas utilizando as recomendações da WOAH, bem como o estabelecimento de um numerus clausus de licenciados, bem como a existência de Conselhos Veterinários que respeitem as normas da WOAH”.

O estudo aponta para a execução de duas ações, já a curto prazo:

  • restabelecimento de um mecanismo de certificação profissional, mediante o qual, ao finalizar a formação superior, o indivíduo se submete a uma avaliação criteriosa que determina se está ou não habilitado para exercer a profissão;
  • criação de um mecanismo obrigatório de acreditação de cursos, conduzido pelas instituições que representam a medicina veterinária no Brasil, com a aprovação do Ministério da Educação do Brasil que assim daria apoio jurídico para este processo regulatório.

 

Comparação com Portugal.

Se no Brasil existe excesso, em Portugal, tem existido dificuldade de recrutamento e retenção. Segundo a fundadora da Vetpartners, Carla Martins Lopes, “há uma dificuldade mais recente em contratar no setor.”

De acordo com o Federation of Veterinarians of Europe (FVE) VetSurvey Report de 2018, existe um rácio de 59 médicos veterinários para cada 100 mil. Atualmente, de acordo com a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), existe um total de 6922 profissionais para uma população de 10,3 milhões de portugueses.

Há dez anos, havia dezenas de candidatos para cada vaga e atualmente parece não haver candidatos suficientes para tantas vagas disponíveis, sublinhou Carla Martins Lopes. “Quando se trata de contratar candidatos com valências específicas, como cirurgia ou imagiologia, torna-se mais difícil”, apontou ainda num evento da Veterinária Atual.

 

O presente trabalho foi realizado inteiramente pelos professores – Prof. Felipe Wouk, Rafael Gianella, Marcelo Pacheco e Camila Marinelli.

Marcio Mota.

Marcio Mota

Médico veterinário, docente convidado FGV, palestrante, consultor, Presidente ANMV, Presidente da Comissão de Clínicos de pequenos animais CRMV SP e liderança do associativismo (AMVGABC, ABHV e FEREVESP).