Cair faz parte”? Será mesmo?

“Só não cai quem não monta.”
Essa é uma das frases que mais escutei — e também já repeti muitas vezes ao longo da minha vida.
É claro que, quando estamos em cima de um cavalo, estamos expostos a riscos.
O cavalo pode tropeçar, se assustar, uma barreira pode estourar.
Acidentes acontecem — e fazem parte da equitação.
Mas o que mais vejo nas pistas, nas aulas e nas fazendas não são acidentes… são imprudências.
Imprudência de quem monta sem ajustar o estribo corretamente.
Imprudência de quem não confere a sela.
De quem não sabe usar as rédeas de emergência.
Ou simplesmente de quem nunca aprendeu a observar o comportamento do cavalo antes de montar.
E o pior: imprudência de instrutores que não têm base técnica para ensinar postura, equilíbrio e segurança — pilares que deveriam ser inegociáveis na equitação.
A equitação é uma arte.
E como toda arte, exige fundamento.
Atitudes mentais, biomecânica, comunicação com o cavalo e compreensão da sua natureza — os quatro pilares que sustentam a Equitação Fundamental.
E tem mais: quando a queda acontece, o corpo se recupera, mas a mente nem sempre.
Quantas pessoas você conhece que deixaram de montar por causa de um trauma?
Quantas vezes a dor emocional foi maior do que o tombo em si?
Cair pode acontecer, sim.
Mas cair por imprudência não deveria.
Mayara Verde.







