A campanha apresenta, de forma didática e ilustrativa, sete requisitos básicos que devem ser observados no momento de escolher uma instituição de ensino, como matriz curricular, índices de avaliação do curso, corpo docente, visita a faculdade, infraestrutura, conversa com veteranos, e registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
O vídeo e as peças da campanha foram elaboradas com base no que tem sido observado pelos membros da Comissão de Educação a partir de suas experiências profissionais no ensino superior em Medicina Veterinária, em instituições públicas e privadas, e em orientações e consultas a órgãos educacionais.
“A questão financeira é um parâmetro de escolha para muitos jovens, mas é fundamental que eles sejam orientados sobre os quesitos qualitativos, pois muitas vezes, eles não têm a informação do que é um bom curso. A campanha nasceu com este objetivo, para que ele possa aprender a identificar o que é um curso de qualidade”, explica o presidente da Comissão de Educação e vice-presidente do Regional, Fábio Manhoso.
Durante a live de lançamento da campanha, Alexandre Rossi se mostrou feliz e lisonjeado com o convite, de forma a contribuir para que estudantes olhem para a educação com cuidado e sejam capazes de desenhar o seu futuro, em tempos de excesso de informação. “Atualmente, a oferta de cursos é muito grande. Por isso, é preciso ter cautela para fazer a escolha mais acertada. Sou uma pessoa ávida por estudar, tanto que já cursei Medicina Veterinária, Zootecnia e Psicologia”, finaliza.
O vídeo da campanha já está disponível na página do Youtube da autarquia e os conteúdos orientativos serão divulgados durante o mês de dezembro, nas redes sociais do Regional (Facebook, Instagram e Twitter), e permanecerão disponíveis na Plataforma do CRMV-SP para consultas posteriores, como em épocas de pré-vestibular.
Para alcançar o maior número de estudantes, o CRMV-SP quer levar a campanha ‘Melhor Escolha’ para dentro das salas de aula de escolas do ensino médio, de instituições públicas e privadas. Para isso, busca uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. “Este movimento levará a nossa mensagem para estudantes de diferentes regiões do Estado e poderá ser base não somente para quem se interessar em cursar Medicina Veterinária, mas qualquer curso de nível superior de excelência”, diz Fábio Manhoso.
O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, reforçou que, em tempos de constantes mudanças tecnológicas, é fundamental que a formação e atuação em Medicina Veterinária sejam discutidas com transparência. “Mais do que um órgão fiscalizador da profissão, o CRMV-SP trabalha para garantir o cumprimento dos ideais éticos e as questões legais, evitando a atuação de maus profissionais que possam prejudicar a sociedade”, disse.
Alexandre Rossi, falou sobre suas experiências educacionais e o quanto uma boa formação é diferencial para obter sucesso na profissão. “Cursar uma boa faculdade torna o currículo mais atrativo para as empresas. Durante a faculdade, as oportunidades de estágio podem abrir portas bastante satisfatórias, além das oportunidades que surgem de estudos fora do país”, completa.
Fonte: CRMV SP.