Cada fase da vida do seu gato traz consigo alegrias e desafios únicos, particularmente quando se torna idoso. As mudanças comportamentais e físicas a partir dos 10 anos de idade significam que você pode ter que mudar o ambiente, o exercício e a dieta para fornecer o suporte necessário na última etapa da vida dele.
Gatos tendem a viver por 15 anos em média, mas é comum que um gato viva até 20 anos, o equivalente a um humano de 96 anos. Em geral, por volta dos 11 anos de idade, você começará a notar sinais externos de envelhecimento em seu gato, e as necessidades nutricionais dele também mudarão.
O ambiente do seu gato idoso
À medida que seu gato envelhece, as articulações podem começar a se desgastar e a sofrer com artrite. Ele pode se movimentar menos, ter instabilidade em seus pés ou se esforçar para subir e descer de seus locais favoritos.
Você pode cuidar de seu gato idoso fornecendo rampas ou escadas para lugares altos onde eles gostam de subir, e deixando a cama particularmente confortável para que eles possam descansar facilmente. Uma caixa sanitária com laterais mais baixas pode ser útil para gatos mais velhos a fim de reduzir o esforço para entrar e sair.
Melhorar a acessibilidade a comida, caixa sanitária e água fresca, por exemplo, deixando-os em cada andar da sua casa, também pode diminuir o esforço e o estresse da rotina do gato. Você também deve evitar quaisquer mudanças na rotina dele, pois isso pode agravar quaisquer dificuldades cognitivas que possa estar tendo.
Como exercitar e cuidar da higiene e beleza do seu gato em fase de envelhecimento
Articulações dolorosas ou sensíveis podem fazer com que seu gato se desloque menos e esteja menos disposto a vir quando você o chama. Se o seu gato estiver com dor, também poderá reagir mal se for agarrado e, muitas vezes, os gatos mais velhos sofrem com deficiências cognitivas que podem levá-los a se comportar de forma não sociável.
No entanto, é importante exercitar seu gato em fase de envelhecimento para mantê-lo no peso saudável. Incentivá-lo a brincar com delicadeza durante o dia com seu brinquedo favorito pode ser uma maneira fácil de exercitá-lo, e pode ajudá-lo a estabelecer um ciclo de sono melhor, cansando-os durante o dia.
A diminuição da flexibilidade pode significar que os gatos mais velhos são menos capazes de se limpar adequadamente, por isso é importante que você os escove regularmente para remover pelos mortos e manter a pele saudável.