Embrapa lança chamada para programa para startups.
o programa contempla quatro temáticas.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia lançou no final de novembro um programa para acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis ao agronegócio. Trata-se do Colmeia Up, que beneficiará startups e pessoas físicas vinculadas a programas de pós-graduação stricto sensu com perfil para atender quatro áreas temáticas com grande demanda no mercado.
O lançamento do Colmeia Up ocorreu durante as comemorações dos 48 anos dessa Unidade da Empresa, localizada em Brasília/DF. Segundo Rafael Vivian, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da UD, o programa abrangerá as seguintes áreas temáticas: bioinsumos, biologia sintética aplicada, micro e nanomateriais e produtos alimentícios.
Os desafios para as empresas nascentes de base tecnológica envolvem, entre outros, desde o desenvolvimento de tecnologias para o complexo de nematóides e percevejos até métodos de rastreabilidade agropecuária utilizando nanotecnologia (confira no quadro a seguir) .
O chefe adjunto de TT observa que o público alvo são empresas startups, bem como pessoas que estejam vinculadas a programa de pós-graduação stricto sensu ou que já concluíram mestrado ou doutorado, interessadas em empreender e gerar soluções inovadoras para atender pelo menos um dos desafios da primeira chamada do Comeia UP (01/2023).
A chamada, aberta desde o início de dezembro, não prevê financiamento direto das propostas de desenvolvimento de soluções tecnológicas, explica Rafael Vivian. No entanto, para as propostas selecionadas, a Embrapa poderá oferecer, por exemplo, compartilhamento de conhecimentos, ativos de inovação e infraestrutura, bem como outros benefícios que vão facilitar o desenvolvimento dos projetos inscritos na chamada 01/2023.
Acesse aqui para saber mais sobre o programa e participe da chamada aberta.
Deva Heberlê (MTb/RS 5297)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Contatos para a imprensa
recursos-geneticos-e-biotecnologia.imprensa@embrapa.br
Telefone: 61 3448-3266
Fonte: Embrapa.