FAO pede o fortalecimento de ações em favor da segurança alimentar antes da II Cúpula Parlamentar Global contra a Fome e da Cúpula UE-CELAC.

FAO pede o fortalecimento de ações em favor da segurança alimentar antes da II Cúpula Parlamentar Global contra a Fome e da Cúpula UE-CELAC.

Mario Lubetkin, Vice-Diretor e Representante Regional da FAO para a América Latina e o Caribe visitou a Bélgica e a Espanha com o objetivo de fortalecer o trabalho da organização com os parlamentos. Além disso, se reuniu com representantes da União Européia para ver o andamento da cúpula UE-CELAC

Santiago do Chile – Um apelo a redobrar os esforços para melhorar a segurança alimentar e nutricional foi feito esta semana pelo Vice-director e Representante Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Mario Lubetkin, durante uma visita à Bélgica e Espanha.

A viagem do Representante Regional ocorreu antes do X Fórum da Frente Parlamentar contra a Fome na América Latina e no Caribe e da II Cúpula Parlamentar Global contra a Fome, eventos que acontecerão entre os dias 14 e 16 de junho de 2023 no Chile e que será organizado pela FAO e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) com o apoio da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID) e da Frente Parlamentar contra a Fome na América Latina e no Caribe (FPH).-LAC).

Lubetkin se reuniu em Madri com Elena Diego, presidente da comissão de cooperação para o desenvolvimento do Senado espanhol e coordenadora geral da Aliança Parlamentar pelo Direito à Alimentação; além dos senadores Alberto Fabra, do Partido Popular (PP), Imanol Landa, do Partido Nacionalista Basco (PNV), e Montserrat Muro, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE). Os presentes concordaram com a necessidade de reforçar a agenda que os países estão desenvolvendo para garantir melhor acesso à alimentação saudável para toda a população, reforçando o papel legislativo.

O Vice-diretor da FAO indicou que o atual cenário global nos obriga a buscar novas medidas e alternativas para ajudar os países a cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 para acabar com a fome. “Hoje enfrentamos um momento difícil em termos sociais e econômicos. A resposta multilateral é essencial para avançar de forma coordenada e caminhar todos na mesma direção e por isso destaco as alianças parlamentares que contribuem para a transformação dos sistemas agroalimentares com base em vontades e compromissos políticos”.

O Representante Regional da FAO reuniu-se com o Presidente do Senado espanhol, Ander Gil, que prometeu dar seguimento aos compromissos da XXVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, e promover a criação da Aliança Ibero-Americana pela Segurança Alimentar para todas as pessoas, que será lançada durante o X Fórum da Frente Parlamentar contra a Fome na América Latina e no Caribe em Santiago do Chile. Gil confirmou sua participação na Cúpula Global em junho.

“O Senado está muito envolvido no campo da segurança alimentar, o que é decisivo. Será um prazer liderar a delegação da Câmara Alta e transmitir o firme compromisso dos senadores espanhóis, que há muito trabalham nesta matéria”, assegurou Gil no final do encontro.

Cúpula UE – CELAC

Como parte da preparação para a próxima cúpula UE-CELAC a ser realizada em julho deste ano, Lubetkin realizou uma série de reuniões na Bélgica, em estreita colaboração com o escritório da FAO em Bruxelas.

Uma das principais questões levantadas pelo Representante Regional foi o processo de cooperação técnica prestado pela FAO na atualização do Plano CELAC de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome (plano SAN CELAC) junto com outras instâncias de cooperação internacional.

Lubetkin manteve reuniões com Javier Niño Pérez, Vice-diretor de gestão para as Américas do Serviço Europeu de Ação Externa (EEAS); e com Rupert Shlegelmilch, Diretor Geral de Comércio; Carla Montesi, Diretora Geral de Parcerias Internacionais e Diretora do Green Deal & Agenda Digital; e Roberto Berutti do Gabinete do Comissário da Agricultura da Comissão Europeia.

Junto a eles, falou sobre as relações de cooperação entre a União Européia e a FAO na implementação de programas para melhorar a segurança alimentar e alcançar modos de vida mais resilientes e sustentáveis ​​na América Latina e no Caribe.

O Vice-diretor da FAO também manteve reuniões com os Embaixadores da América Latina e Caribe em Bruxelas, divulgando os programas da organização para melhorar a situação de segurança alimentar e nutricional; bem como promover uma análise das oportunidades de alianças estratégicas com a União Europeia para responder aos desafios dos números crescentes da fome e da pobreza e do impacto das alterações climáticas nos sistemas produtivos da região, com destaque para a preparação da Cúpula UE-CELAC a ser realizada em julho.

Além disso, em Madri, se reuniu com a secretária de Estado de Cooperação Internacional da Espanha, Pilar Cancela, com quem discutiu o trabalho da FAO com este país em apoio à América Latina e ao Caribe; e analisaram futuras ações conjuntas em torno da próxima presidência espanhola da União Européia.

Fonte : FAO.

Dr. Fabio Stevanato

Médico Veterinário, Empresário e Escritor - CEO e Autor ImpulsoVet.