Ficou muito tempo sem montar e voltou agora, o que fazer?
Hoje eu quero ajudá-lo a navegar por alguns desses pontos de conflito em potencial para que você possa fazer essa transição de volta da forma mais agradável e livre de resistência possível.
#1. A barreira de entrada;
Sempre existe uma barreira para fazer algo ou começar algo. Algumas barreiras são mais altas do que outras. Mas aceitá-la e trabalhar com ela, em vez de permitir que os impeça, é um elemento-chave para evitar a frustração nas primeiras aulas. Entenda como instrutor que isso é normal e que seu aluno poderá passar por isso, mesmo que já tenha uma enorme experiência. Uma coisa extremamente importante é deixar claro para seu aluno que isso pode ocorrer e ele deve estar presente para isso. Trabalho de solo e os cuidados com o cavalo são um bom início para ir se ambientando.
#2 Facilite o retorno;
A tendência tanto do instrutor quanto do aluno será retomar as aulas como se nada tivesse ocorrido. Como se nunca tivesse ficado tanto tempo longe. Cuidado!!! Nosso corpo e nossa mente precisam de um tempo para se adaptar. Exigir demais do seu aluno causará frustração e o desanimará. É uma grande tentação para nós e para os alunos o retorno rápido, mas ele não é possível. Ao invés de exigir, torne prazerosa e divertida as suas aulas para que a evolução seja gradual e sem nenhum desconforto.
# 3 Concentrar em você e na sua condução;
Você já ouviu o ditado “desacelere para acelerar”? As primeiras semanas são um bom exemplo para isso. Voltar uns passos com seu aluno fará com que evolua imensamente. Uma questão muito importante para isso é deixar claro o porquê você está dando um passo atrás. Não deixar claro pode gerar frustrações. Além disso, trabalhe diretamente com seu aluno e na postura dele antes de mais nada. Um bom trabalho de base será incrível para ele.
Mayara Verde.