LUTO PET – Você é tudo para mim.
Você DIZIA uma destas frases para seu animalzinho:
– Você é tudo para mim; Não sei viver sem você; Você é o que tenho de mais importante na vida; Somente com você eu me sinto feliz e protegida.
As trocas afetivas entre nós e os animais PODEM e DEVEM existir, mas quando estas frases são vivenciadas, isso reflete uma relação de dependência e co-dependência emocional, onde você e seu animalzinho não conseguem viver sem o outro. Mesmo repleto de amor, vínculos estabelecidos neste tipo de relação, sempre trazem “pesos inconscientes” para ambos, pois carregam preocupações excessivas, medos e privações.
Os animais dependente do tutor podiam não gostar de fazer coisas de cachorro, não se socializavam com outros cães e não conseguiam ficar sem a sua presença. Tutores co-dependentes sofriam imaginando que um vômito já era alguma coisa muito séria (gerando angústia ou ansiedade); não passeavam com familiares pois seu animalzinho era a sua prioridade; Não viajavam pois não confiam em ninguém, os cuidados que ele necessitava ou por não conseguirem ficar bem na ausência dele; privavam ele de ter contato com a natureza e com outros animais, com medo que adoecesse e você também não conseguia ficar longe dele.
A relação construída com os animais deve ser rica de afeto e cuidado, pois ela contribui para o seu aprendizado e do dele. Mas quando as necessidades deles são supridas como se eles fossem crianças humanas, a saúde emocional dos animais pode ser afetada, já que não conseguem expressar seus comportamentos biológicos específicos para a espécie.
Tutores dependentes emocionalmente de seus animais podem ter suas emoções fortemente abaladas após a partida dos seus companheiros, tornando o luto devastador e mais prolongado.
A origem das relações de dependência surgem dos desequilíbrios sistêmicos, então vá com calma na sua reconstrução após a ruptura deste vinculo. “Não se cobre, se cubra. Não me procure pela casa, se encontre dentro de ti” (frase da Nala dura a comunicação intuitiva). Os animais nos fazem ver do avesso e desta forma descobrimos que este era o lado certo.
Você se considera dependente emocionalmente do seu animalzinho que partiu?
Ednilse Galego.