O ALIMENTO QUE EU PREPARO EM CASA PODE ME DEIXAR DOENTE??? (Parte 2)
Vimos, no último artigo (“O ALIMENTO QUE EU PREPARO EM CASA PODE ME DEIXAR DOENTE??? (PARTE 1) que essa resposta dependerá de muitos fatores!
E eu afirmei que não é só aquela cozinha imunda, digna de filme de terror, que pode contaminar seus alimentos! Lembra?
Para que você não adoeça, precisamos dar importância àquelas 4 etapas mencionadas anteriormente (limpeza, separação, cozimento e temperatura).
Hoje, convido você a ler um pouquinho sobre mais! Vamos às etapas que faltavam:
3ª etapa: Cozinhe na temperatura correta!
- Os alimentos são cozidos com segurança quando a temperatura interna fica alta o suficiente para matar os microrganismos que podem causar doenças.
- Para se certificar que os alimentos chegaram na temperatura segura, você pode utilizar um termômetro de alimentos e conferir:
- Para cortes inteiros de carne bovina, vitela, cordeiro e porco, incluindo presunto fresco: depois de atingir 63 °C, no mínimo, deixe a carne descansar por 3 minutos antes de cortar ou comer;
- Para peixes: mínimo de 63 °C ou cozinhe até que a carne fique opaca (deixe de ser translúcida) e se separe facilmente com um garfo;
- Para carnes moídas, como carne bovina e suína: mínimo de 71 °C;
- Para as aves, incluindo frango moído e peru: mínimo de 74 °C.
4ª etapa: Resfrie! Leve à geladeira imediatamente!
- Aqui, vamos evitar a rápida multiplicação de bactérias! Sabendo que elas podem se multiplicar rapidamente se deixadas em temperatura entre 4,5 °C e 60 °C, vamos colocá-las numa fria! Combinado?
- Não deixe alimentos perecíveis fora da geladeira por mais de 2 horas (ou mais de 1 hora, se expostos a temperaturas acima de 32 °C).
- Para não danificar sua geladeira, é recomendável embalar alimentos mornos ou quentes divididos em vários recipientes limpos e rasos, antes de armazená-los, para que eles esfriem mais rapidamente.
- Descongele alimentos congelados na geladeira ou no micro-ondas. Não descongele alimentos em temperatura ambiente porque as bactérias se multiplicam rapidamente nas partes dos alimentos que atingem a temperatura ambiente.
Hoje, completamentos as 4 regrinhas para ajudar você a evitar que os microrganismos causadores de doenças contaminem seus alimentos e provoquem doença em você e sua família!
Espero você no próximo artigo, com um “tema doce”!
Juliana Pampana Nicolau.