O Hospital reteve o paciente encaminhado …E AGORA?

O Hospital reteve o paciente encaminhado …E AGORA?

Em um universo onde temos diferentes formatos de negócios veterinários… diferentes tipos de interação entre os profissionais …e diferentes situações com nossos pacientes, é uma situação que tem uma enorme probabilidade de acontecer o encaminhamento de pacientes.

Mas infelizmente em muitas conversas com colegas de todo o Brasil vejo relatos de situações onde o Hospital ou Clínica 24 horas :

– não comunica ao colega que encaminhou nenhum dos procedimentos a serem adotados
-não retorna as ligações dos colegas
– modifica tratamento prescrito e ainda critica abertamente o colega para o cliente
E pasmem, já acompanhei um caso de um hospital que se recusou a dar alta para um paciente cujo proprietário decidiu retornar para o colega que havia encaminhado, dizendo que agora o paciente era responsabilidade do Hospital e não mais do proprietário! Oi?

Por que tanto erro de processo?
O que há por trás desse comportamento?

No ponto de vista da Gestão Técnica é importante que fique claro que a relação comercial que se instala quando o paciente é encaminhado para o hospital não suplanta a questão ética entre os colegas e nem a relação de responsabilidade legal que existe entre cliente e paciente.

O equilíbrio entre a responsabilidade pelo paciente e a relação ética, devem se afastar do ego profissional exacerbado, e focar nas interações que surgem no ato da internação.

Reter paciente é um erro!
Você pode ter sérios problemas!
Melhorem!

Sergio Lobato.

Sergio Lobato

Médico veterinário, pós graduado, docente, consultor, palestrante, assessor em Gestão técnica e Presidente da AbgtVet.