O Hospital reteve o paciente encaminhado …E AGORA?
Em um universo onde temos diferentes formatos de negócios veterinários… diferentes tipos de interação entre os profissionais …e diferentes situações com nossos pacientes, é uma situação que tem uma enorme probabilidade de acontecer o encaminhamento de pacientes.
Mas infelizmente em muitas conversas com colegas de todo o Brasil vejo relatos de situações onde o Hospital ou Clínica 24 horas :
– não comunica ao colega que encaminhou nenhum dos procedimentos a serem adotados
-não retorna as ligações dos colegas
– modifica tratamento prescrito e ainda critica abertamente o colega para o cliente
E pasmem, já acompanhei um caso de um hospital que se recusou a dar alta para um paciente cujo proprietário decidiu retornar para o colega que havia encaminhado, dizendo que agora o paciente era responsabilidade do Hospital e não mais do proprietário! Oi?
Por que tanto erro de processo?
O que há por trás desse comportamento?
No ponto de vista da Gestão Técnica é importante que fique claro que a relação comercial que se instala quando o paciente é encaminhado para o hospital não suplanta a questão ética entre os colegas e nem a relação de responsabilidade legal que existe entre cliente e paciente.
O equilíbrio entre a responsabilidade pelo paciente e a relação ética, devem se afastar do ego profissional exacerbado, e focar nas interações que surgem no ato da internação.
Reter paciente é um erro!
Você pode ter sérios problemas!
Melhorem!
Sergio Lobato.