Por que os caranguejos andam de lado?
Aratus-vermelhos agarram-se a uma rocha lavada pela maré na produtiva zona entremarés da Ilha Fernandina, nas Ilhas Galápagos.
Se você estiver em uma praia e olhar de perto para um caranguejo, você notará seu curioso movimento lateral. Mas por que ele se move assim?
Para entender isto, é necessário primeiro definir o que é um caranguejo, pois a palavra tem dois significados, explica o artigo Evolução dos caranguejos: história e desconstrução de um excelente exemplo de convergência, publicado em 2014 na revista acadêmica Contributions to Zoology.
Um dos significados está ligado à descrição do que os cientistas geralmente consideram ser um caranguejo. O outro está relacionado aos animais do grupo Brachyura, conhecidos como os verdadeiros caranguejos.
Onde vivem os caranguejos?
Os caranguejos braquiúros (infraordem de crustáceos Brachyura) compreendem aproximadamente 6700 espécies. A maioria delas é marinha, embora cerca de 1200 espécies vivam em água doce, e aproximadamente 100 espécies são terrestres ou semiterrestres, completa o capítulo Brachyura do livro Os invertebrados marinhos (2014), da editora Fundação de História Natural Félix de Azara.
Todos os caranguejos se movem de lado?
Os caranguejos geralmente se movem lateralmente e para trás, ainda que mais lentamente, explica o capítulo. Há também algumas espécies capazes de nadar, como os caranguejos nadadores (da família Portunidae).
Da mesma forma, alguns têm a capacidade de caminhar para frente. Este é o caso dos caranguejos-aranha (Libinia emarginata) que, ao contrário da maioria dos braquiúros, caminha para frente 80% do tempo.
Segundo explica outro artigo intitulado Adaptações esqueléticas para caminhar para frente e lateralmente em três espécies de crustáceos decápodes, publicado em 2008 na revista Arthropod structure and development, essa espécie só se move de lado ou diagonalmente 20% do tempo.
(Veja também: Qual é o tubarão mais perigoso do mundo?)
Por que os caranguejos andam de lado?
Os caranguejos normalmente caminham de lado como consequência de sua estrutura corporal, explica a Enciclopédia da Vida (EOL, na sigla em inglês). De acordo com a EOL, a articulação das pernas destes animais torna o passo lateral mais eficiente e, portanto, eles adotam esta forma de movimentação.
Fonte: National Geographic.