POR QUE TANTO ERRO DE GESTÃO TÉCNICA SENHOR?

POR QUE TANTO ERRO DE GESTÃO TÉCNICA SENHOR?
Um dos maiores desafios na Gestão Técnica é a introdução de procedimentos operacionais em vários setores e segmentos dos estabelecimentos veterinários de vários formatos, bem como sua operacionalização e controle para que a qualidade desejada; seja alcançada
A relação Clínico – Cliente – Paciente , apresenta-se como uma condição onde vários desses procedimentos operacionais devem ser acionados, muitas vezes simultaneamente , para que esta seja segura para todos os envolvidos na prestação do ato médico veterinário, em especial no que diz respeito ao atendimento do Código de Defesa do Consumidor.
Esta segurança se traduz na certeza de que as interações entre os participantes envolvidos na prestação de serviços veterinários seja realizada de forma clara, transparente e objetiva,
Infelizmente , de forma quase institucional as falhas nessa relação se mostram como parte do dia a dia de vários estabelecimentos veterinários seja na falta de conhecimento das ferramentas, seja na falha ao aplicar os procedimentos mínimos e ainda é importante citar erros graves na Deve-se listar de forma, prática objetiva e didática as condições , os atos e procedimentos básicos que devem ser implementados em uma política de segurança que garanta os deveres e direitos dos pacientes em ambientes veterinários, respeitando a legislação vigente como base.
É importante que todos os Médicos Veterinários entendam que todos os serviços prestados no exercício do Ato Médico Veterinário são relações de consumo, e como tal, seguem regras claras e determinadas por legislação específica.
E que serviços são esses ¿
– Vacinações
– Consultas Eletivas
– Consultas de Especialistas
– Exames
– Cirurgias
– Internações
– Tratamentos
– Procedimentos de Eutanásia
– Procedimentos de Cuidados Paliativos
Muitos colegas, seja por desconhecimento, por postura equivocada e por erro de estratégia de relacionamento com seus clientes (excesso de permissividade), acabam gerando situações que os colocam em risco de processos éticos e cíveis.
Ao deixar claro as “regras da casa” a padronização do atendimento se torna realidade e os riscos diminuem consideravelmente, facilitando todo o processo do ato médico veterinário sem riscos de processos após a realização e situações desagradáveis durante os procedimentos como atitudes de desrespeito à normas e procedimentos da clínica.
A educação e treinamento dos clientes, bem como da equipe é fundamental para que os procedimentos operacionais sejam parte da rotina garantindo então a execução segura dos atos médicos veterinários.
E para auxiliar na construção desse processo de aprendizado vamos colocar os deveres e direitos de forma sequencial e objetiva para facilitar o aprendizado e ser facilmente replicado no seu estabelecimento, respeitando claro os diferentes formatos de negócios veterinários.
Devemos observar que diferente de documentação regulatória existente no Direito Médico Humano, o temo paciente em função de nossa particularidade profissional estará sempre condicionado á presença de seu responsável legal chamado aqui de Cliente, ou seja, na Medicina Humana paciente e cliente são a mesma unidade, já na Medicina Veterinária temos a separação dessa unidade em uma tríade que merece toda nossa atenção:
Cliente – Paciente – Médico(a) Veterinário(a)
Pense nisso!
Sergio lobato.

Sergio Lobato

Médico veterinário, pós graduado, docente, consultor, palestrante, assessor em Gestão técnica e Presidente da AbgtVet.