Quando comecei a montar, não imaginava tudo o que era realmente importante.

Quando comecei a montar, não imaginava tudo o que era realmente importante.

O que eu queria, acima de tudo, era o prazer de estar em cima do cavalo, sentir o vento no rosto e a liberdade de estar em movimento. Naquele momento, eu não me preocupava tanto com o equilíbrio, com a postura. O mais importante era estar perto dele, compartilhar aquele momento único.

Com o tempo, percebi que, sem saber, eu poderia estar machucando meu cavalo com as minhas atitudes, sem perceber o impacto que meu corpo tinha sobre ele. E isso foi uma grande transformação para mim. Como Paulo Freire dizia, ‘o conhecimento é aquele que capacita as pessoas a se transformarem.’ E foi exatamente isso que aconteceu comigo, e acontece hoje com meus alunos. O conhecimento liberta – liberta não apenas o cavaleiro, mas também proporciona ao cavalo uma vida mais confortável e cheia de bem-estar.

A equitação, para mim, tornou-se uma arte. Uma arte porque une dois seres únicos, em perfeita sintonia e respeito mútuo. É mais do que técnica, é mais do que montar: é uma jornada de evolução, de conexão e de cuidado.

Agora, a minha pergunta para você é: o que você está disposto(a) a aprender para transformar a sua relação com o seu cavalo e alcançar essa arte em movimento?

Mayara Verde.

Mayara Verde

Fisioterapeuta, Instrutora de equitação, docente, palestrante, pós graduada (USP), Steward FEI nos Jogos Paraolímpicos 2016, CBH, licenciada ANDE Brasil, ministra cursos IMV, FP Hipismo e CP de Hipismo.