Os rins do seu cachorro são importante porque removem substâncias residuais do fluxo sanguíneo e mantêm o equilíbrio perfeito de líquidos e minerais dentro do organismo. Mas se os rins não conseguirem fazer o seu trabalho, o resultado poderá levar o seu cão ao risco de morte.
Insuficiência renal é uma condição que danifica os rins do seu cachorro, levando à doença renal. A forma mais comum e generalizada da insuficiência renal em cães é chamada Doença Renal Crônica (DRC).
Detecção precoce de insuficiência renal no seu cachorro
Em alguns casos, os cães poderão mostrar sinais precoces de alerta para doença renal. Entretanto, os sinais de doença séria aparecem somente após 75% da função renal já ter sido perdida. É por esse motivo que a detecção precoce de insuficiência renal em cães é tão importante.
O quanto antes a doença renal for diagnosticada, mais tempo se tem para cuidar da causa subjacente ou retardar a progressão da doença. No diagnóstico, a condição já está presente há um bom tempo, mas essa doença permanente poderá ser bem controlada com a alimentação certa.
IMPORTANTE: Aumento da sede poder ser o primeiro sinal de insuficiência renal. Consulte o seu veterinário imediatamente caso note isso ou quaisquer dos sinais abaixo:
O que causa doença renal em cães?
IDADE
A chance de desenvolver problemas renais em cães dobra entre 10 e 15 anos de idade.
ALIMENTOS
Alguns alimentos para cães com altos índices de fósforo, sódio e proteína poderão acelerar a progressão da DRC.
RAÇA
Algumas raças estão mais propensas a desenvolver certas condições renais.
Quais são os sinais de doença renal em cães?
Às vezes é difícil reconhecer os sinais de doença renal, mas caso note alguns dos seguintes, talvez signifique que o seu cachorro possua problema renal. Consulte o seu veterinário caso note algum desses sinais.
- Aumento de sede e micção
- Diminuição do apetite
- Perda de peso
- Mau hálito e feridas na boca
- Perda de peso e fraqueza
- Vômito e diarreia
Caso o seu cachorro seja diagnosticado com doença renal, o seu veterinário poderá descrevê-la como aguda ou crônica.
Doença Renal Aguda: Distúrbios renais agudos ou repentinos no seu cachorro podem ser causados por:
- Perda de sangue
- Choque
- Estresse cirúrgico
- Trauma
- Desidratação severa
- Venenos
- Medicamentos
- Obstrução do fluxo de urina
- Infecção
Doença Renal Crônica: Doença renal crônica, ou de longo prazo, em cães pode ser resultado dos fatores acima mais a raça e tendências hereditárias, em conjunto com fatores nutricionais e problemas no sistema imunológico. Doença renal crônica é progressiva e irreversível.
Como a nutrição pode ajudar no tratamento
O alimento que o seu cachorro come desempenha um papel importante em sua saúde geral e bem-estar. Se o seu cachorro for diagnosticado com doença renal, modificar o seu alimento poderá ajudar a controlar a doença ao reduzir as quantidades de proteína, fósforo e sal em seu alimento. A restrição de fósforo parece ser bastante importante na diminuição da gravidade dos sinais clínicos e progressão do dano renal. Reduzir os níveis de proteína poderão também ajudar a restaurar os níveis normais de ácido-base.
Se o seu cachorro tiver problemas renais, uma alimentação correta poderá impactar de forma positiva a qualidade de vida do seu cachorro. Consulte o seu veterinário para descobrir se a Hill’s™ Prescription Diet™ k/d™ poderá ajudar com a saúde renal do seu cachorro.
Fonte: Hill’s.