PORQUE A SIMETRIA É TÃO IMPORTANTE?

PORQUE A SIMETRIA É TÃO IMPORTANTE?
Você tem a sensação de que é mais fácil andar com a rédea direita do que com a esquerda?
Ou aproximar-se de uma cerca após uma curva à esquerda em comparação com uma curva à direita?
Tudo isso acontece porque você tem uma dominância, ou seja, uma assimetria natural. Aliás, não só você, mas seu cavalo também. A dominância surge de forma evolutiva para que o nosso raciocínio motor seja mais efetivo em situações de risco; na hora de montar a cavalo trás vários probleminhas que eu vou listar aqui!
1 – Quando montado, a assimetria do tronco manifesta-se mais frequentemente em dois problemas de postura típicos: desnível dos quadris, ou da cintura. Isso acontece principalmente em uma curva, ao iniciar o galope, em movimentos laterais ou ao aplicar ajudas unilaterais de maneira errada.
2 – Quando há desnível de quadril: Como resultado, a perna de dentro fica mais voltada para fora, e o cavaleiro tentará agarrar a sela com a coxa e, às vezes, também com a perna. A perna de fora geralmente desliza para a frente na curva e o cavalo não é mais contido pelo assento do cavaleiro.
Isso é só a ponta de um iceberg de compensações que produzimos. Só que este post não é para que você fique desesperado e pensando que nunca manterá um bom posicionamento. Muito pelo contrário, pode até ser que antigamente ficaríamos sem solução, mas hoje temos a biomecânica do Centauro para justamente trazer ações e direcionamentos para uma equitação mais equilibrada e efetiva.
Instrutor, você percebe isso nos seus alunos?
Amantes equestre, vocês fazem isso? Contem para mim! 👇🐴🐎🐎
Mayara Verde.

Mayara Verde

Fisioterapeuta, Instrutora de equitação, docente, palestrante, pós graduada (USP), Steward FEI nos Jogos Paraolímpicos 2016, CBH, licenciada ANDE Brasil, ministra cursos IMV, FP Hipismo e CP de Hipismo.