o desenvolvimento sustentável exige soluções integradas incorporando considerações econômicas, ecológicas, sociais, culturais e tecnológicas, os tomadores de decisão tendem a basear suas decisões em benefícios de curto prazo e, muitas vezes, ignorar os custos ambientais, sociais e culturais de longo prazo. A seccionalismo e a especialização permeiam a sociedade em geral e, juntamente com os interesses investidos na política, na indústria e na esfera corporativa, formam barreiras que efetivamente bloqueiam mudanças em direção a decisões mais integradas a longo prazo, favorecendo o meio ambiente e a sustentabilidade.
A ênfase no desenvolvimento ou diferenciação das disciplinas científicas dentro das universidades certamente obscureceu as oportunidades de trabalho conjunto entre cientistas sociais e ambientais em campos que vão além de suas fronteiras disciplinares. Para permitir que os futuros tomadores de decisão enfrentem a complexidade dos problemas de desenvolvimento por meio de uma perspectiva integrada e de longo prazo que envolva a conscientização das questões locais, regionais e internacionais, devem ser criados incentivos para construir pontes entre disciplinas e revigorar métodos de trabalho arraigados no nível universitário.
Como a educação é um instrumento fundamental para o desenvolvimento, a missão da UCEP é reduzir as barreiras à mudança por meio de novos incentivos e fornecer futuras decisões e formuladores de políticas com educação integrada e multidisciplinar, treinamento e pesquisa.
A abordagem da Ecotechnie consiste, portanto, em:
• Reconhecer a natureza multidisciplinar de um problema;
• Ter uma perspectiva de longo prazo;
• Melhorar o equilíbrio efetivo entre conservação e utilização de recursos;
• Aumento da participação pública informada no processo de tomada de decisão;
• Promover o compartilhamento equitativo de recursos e reduzir o risco de conflitos;
• Fomentar o respeito pela diversidade cultural, social e biológica;