Você já ouviu falar que o intestino é nosso “segundo cérebro”?

Você já ouviu falar que o intestino é nosso “segundo cérebro”?

Um estudo recente revelou que 85% dos jovens com câncer colorretal enfrentam ansiedade ou depressão durante ou após o tratamento — e, apesar disso, apenas 55% buscam ajuda especializada. O estudo, apresentado em um congresso da ESMO (European Society for Medical Oncology), ganhou destaque em uma matéria da Veja Saúde. A reportagem completa pode ser conferida em: https://lnkd.in/dwtsbnh6.

Essa conexão entre intestino e cérebro, chamada de eixo intestino-cérebro, é um sistema de comunicação sofisticado que liga nossas emoções ao estado do nosso intestino. Pessoas sob grande estresse, por exemplo, tendem a descuidar da alimentação, pulando refeições ou optando por alimentos menos saudáveis. Isso pode prejudicar o equilíbrio da flora intestinal e aumentar a inflamação. Em casos de condições crônicas, como as doenças inflamatórias intestinais, é comum que os pacientes relatem uma piora dos sintomas em momentos de maior tensão.

Vale o alerta, principalmente porque esses problemas têm surgido cada vez mais cedo em nossas vidas. Com hábitos alimentares pouco saudáveis e a crescente exposição ao estresse, crianças e adolescentes também estão sendo afetados por questões que envolvem tanto a saúde mental quanto a intestinal.

Essa reflexão reforça a importância do autocuidado e de buscarmos equilíbrio em nossos hábitos, visando uma saúde integral e preventiva.

Marcio Mota.

Marcio Mota

Médico veterinário, docente convidado FGV, palestrante, consultor, Presidente ANMV, Presidente da Comissão de Clínicos de pequenos animais CRMV SP e liderança do associativismo (AMVGABC, ABHV e FEREVESP).