A expansão e a força do mercado pet.
Conheça a força do mercado pet, impulsionado pelas relações entre as pessoas e os animais. É um mercado em ascensão permanente que ainda tem muito a crescer.
Um dos pioneiros do mercado pet no Brasil declarou que: “Nos anos 80, cachorro só tomava remédio de gente”. Desde essa época, o papel dos pets vem alterando a rotina das pessoas e, consequentemente, da sociedade e da economia.
Essa relação melhora a qualidade de vida das pessoas, combatendo depressão, reduzindo estresse e problemas cardiovasculares, aumentando a imunidade, estabelecendo vínculos afetivos, ajudando no desenvolvimento de crianças, dentre outros benefícios comprovados em pesquisas.
Mercado em crescimento mesmo em meio à crise
Enquanto o mundo vivia em crises produzidas pela pandemia da covid-19, o mercado pet cresceu 13,5%, gerando R$ 40,1 bilhões em 2020, colocando o Brasil em segundo lugar no mundo. O empreendedor deste nicho pode atuar em quatro segmentos pet importantes:
- Pet Food (alimentação para animais de estimação);
- Pet Care (cuidados para o animal);
- Pet Vet (serviços veterinários);
- Pet Serv (outros tipos de serviços à disposição).
Atenção para as estratégias
O empreendedor que possui negócios nesta área precisa estar atento a estratégias e ações que tornem o seu negócio competitivo:
- Não perca a visão de qualidade;
- Invista na capacitação da equipe;
- Observe as tendências;
- Inove sempre;
- Tenha parceiros estratégicos;
- Respeite leis e normas do setor.
Ações para aplicação imediata no seu negócio
Como vimos acima, o mercado pet é muito favorável em razão do relacionamento que os donos de pets estão construindo com seus animais, e como esta relação tem gerado benefícios para a sociedade. Isto é um diferencial dentro de um mercado altamente competitivo e rentável.
Veja dicas práticas para seu negócio se destacar.
Conheça o seu cliente
Parece óbvio, mas a cada ação para estreitar relacionamentos com clientes, novas oportunidades surgem para conhecer as suas necessidades, desejos e problemas. Esse consumidor está aberto para se expressar, então é fundamental estudar o perfil do seu público para atraí-lo, engajá-lo e convertê-lo em cliente.
Concentre seus esforços em um marketing mais direto
Dentro desta visão, o inbound marketing é uma estratégia construída nos ambientes digitais que concentra razões para o seu cliente vir até você. Começa com atração, passa por conversão, envolvimento até que o seu cliente fidelize e até divulgue seus produtos e serviços.
Essa estratégia requer que a equipe de divulgação entregue o conteúdo adequado, no momento em que o cliente precisa e local certo, fazendo assim com que o seu negócio torne-se relevante para ele. Pense em um funil, onde o público-alvo entra e consome o conteúdo, interage e vira cliente.
Fonte: Sebrae.