A Importância da Segurança Psicológica no Trabalho.
Seus colaboradores falam o que pensam ou tem receio de se pronunciarem, de serem
repreendidos em público, de expressar seus sentimentos e preocupações? O que vemos
por aí é que, dependendo da cultura organizacional estabelecida na organização, a
exposição “inapropriada” de algum colaborador pode gerar ao mesmo um rótulo de
incapaz, frágil, incompetente e, até mesmo, pode gerar a sua demissão. E o que eles fazem
em cenários como este? Se calam.
De acordo com uma pesquisa do Harvard Business Review, quase 50% dos funcionários
sentem medo de expressar suas dúvidas e preocupações no local de trabalho (HBR, 2022).
Este é um dado alarmante e muito preocupante. Afinal, quando o líder pergunta ao time se
está tudo bem, se todos concordam com o projeto, com uma determinada ação e as
pessoas dizem sim, quando na verdade gostariam de dizer não, é o princípio do caos. O
que, aparentemente era para dar tudo certo, na verdade vai dar tudo errado. Afinal, os
riscos que eles enxergam não serão expostos e, logo, não serão tratados, o que significa
que haverá perda de tempo, dinheiro e esforço com plano que será realizado, ou seja,
prejuízo.
É por isso que criar segurança psicológica no ambiente de trabalho deve ser uma das
principais tarefas da liderança, isto porque o medo e a omissão são extremamente
corrosivos e danosos para os resultados de qualquer organização.
Existem alguns princípios que, se colocados em prática pela liderança, promovem
segurança psicológica. São eles:
Seja empático:
Se coloque no lugar da outra pessoa, entenda a posição do seu interlocutor antes formar
sua opinião e conceder seu feedback. O que é óbvio para você pode muito bem não ser
óbvio para a outra pessoa.
Estimule a comunicação:
Incentive os membros da equipe a expressar suas ideias e preocupações, independente da
natureza ou grau de complexidade que envolver o assunto. Seja receptivo. Mais escute do
que fale.
Seja autêntico:
Se gostou, fale. Se não gostou, fale também. A autenticidade gera confiança. Os
funcionários se sentem mais seguros quando acreditam que seus líderes são genuínos.
Seja assertivo nos feedbacks:
Feedback foi feito para construir e não destruir. Saiba escolher o local correto, o momento
certo e selecione bem as palavras que irá utilizar, bem como “calibre” bem o tom da voz
que irá empregar. Faça do feedback uma ferramenta poderosa para aumentar o
engajamento e a confiança dos seus funcionários.
Desenvolver essas habilidades pode levar tempo, mas compensa. Certamente você irá
construir um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e, consequentemente, mais
lucrativo.
Um grande abraço e sucesso!
Vagner Sandoval.